Nova tecnologia aponta o uso preciso de materiais em novos projetos de construção civil e gera economia para o setor

Plug-in criado pela 3F Group, OrçaBIM garante um orçamento assertivo e a diminuição de custos para novos empreendimentos

De acordo com um levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a alta nos preços de insumos tem preocupado cerca de 46,7% dos empresários do setor de construção civil. Isso traz uma grande preocupação para o mercado que diante da alta da inflação e consequente oscilação dos preços, tem olhado cada vez mais para alternativas que ajudem na diminuição de custos em novos projetos imobiliários. Diante disso, o 3F Group, empresa proprietária do OrçaFascio, software líder de mercado com foco em orçamentos de obras, engenharia de custos e gestão de construções, desenvolveu o OrçaBIM, um plug-in que corrige diversos gargalos, apontando as quantidades exatas de recursos e materiais para o orçamento de uma obra.

O plugin atua na gestão orçamentária, com a extração de quantitativos relacionados ao projeto arquitetônico e ao orçamento. Ele vincula as bases de dados com elementos do projeto, trazendo maior precisão na extração dos quantitativos de cada composição e cada elemento.

O BIM é a metodologia da construção civil que mais cresceu em relevância nos últimos anos. Antes visto como uma aposta, já é uma realidade e se tornou lei no Brasil em 2021. Dessa maneira, todos os projetos criados para órgãos públicos, serão obrigados a inserir a metodologia BIM em seus projetos, visto a precisão, a segurança e a transparência de informações que ela oferece.

“O OrçaBIM é essencial para ter segurança e agilidade na hora de orçar o projeto. Ele garante precisão nas tomadas de decisão e quantifica cada informação do projeto para criar suas composições de preços, em poucos cliques”, destaca Antonio Fascio, CEO do 3F Group, empresa responsável pelos softwares OrçaFascio e OrçaFascio Prime.

Hoje, com o novo recurso é possível fazer a extração simultânea de diversos projetos em um modelo federado, ou seja, em um modelo único, que reúne as informações de diferentes disciplinas (projeto estrutural, elétrico e arquitetura, por exemplo). O plugin ajuda na integração entre o setor de orçamento e o setor de projeto. Então você começa a ter uma comunicação melhor porque ambos podem trabalhar em tempo real ou de forma separada, aproveitando as informações que um ou outro geram. Além disso, torna a construção mais enxuta, gerando menos desperdício, o que reverbera de forma positiva tanto em questões de orçamento, como em metas de sustentabilidade, ideais para obtenção de selos como o Leed (Leadership In Energy And Environmental Design).