Tema será discutido nesta terça-feira, de 16h às 20h, durante Summit promovido por FDC, Grupo Stefanini, Talenses Group e MIT Sloan Review Brasil
Com abertura de Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, evento terá apresentação de estudos de caso da CPFL, Facebook, Mercedes Benz e XP, mediados pelo expert em mundo digital Edney Souza

A pandemia impulsionou a transformação digital em diferentes setores. Alguns especialistas acreditam que o ano de 2021 será caracterizado pela continuidade e ajustes necessários para lidar com uma nova forma de demanda e de se relacionar com os clientes no mundo digital. Numa era marcada pela instantaneidade, imediatismo e incertezas, o "depois" toma o lugar do "agora" em um piscar de olhos.

Para discutir essas mudanças e inovações, FDC, Stefanini, Talenses Group e MIT Sloan Management Review Brasil se reúnem novamente para uma programação completa sobre os principais temas abordados ao longo da websérie "O Amanhã do Futuro do Trabalho". O Summit será nesta terça-feira, 23 de fevereiro, das 16h às 20h, com a abertura de Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, seguida da apresentação de estudos de caso da CPFL, Facebook, Mercedes Benz e XP. O encerramento sobre "Perspectivas para o Amanhã do Futuro do Trabalho no Brasil" será conduzido por Luiz Valente, CEO da Talenses Group; Paul Ferreira, diretor do centro de liderança na FDC; Carla Alessandra Figueiredo, gerente executiva de Gente e Cultura do Grupo Stefanini, e Adriana Salles, diretora-editorial da MIT Sloan Review Brasil.

Para Paul Ferreira, professor da Fundação Dom Cabral, é importante pensar no conceito de Inteligência Empreendedora (IE) em um aspecto crítico no que tange o futuro do trabalho. "Para além das inteligências cognitiva, emocional e contextual, há a emergência de uma inteligência empreendedora para lidar com o amanhã do futuro do trabalho em todas as suas dimensões. No nível individual, a IE consiste em prestar atenção ao que está acontecendo na periferia, antecipar ameaças e oportunidades, agindo na hora certa.


"No nível organizacional, a IE é fundamental para criar conhecimentos, habilidades, produtos e processos que catalisem inovações de ruptura e sustentem a viabilidade futura da empresa. No nível da sociedade, a IE é considerada crucial para uma economia dinâmica. Os empreendedores influenciam o desempenho econômico de um país com emprego, novos produtos, métodos e processos de produção, comercialização e consumo, aumentando a produtividade e a concorrência de forma mais ampla e sustentável", analisa o professor.
Atualmente, muitos voltam seus olhares para o que o mercado de trabalho mudou nos últimos tempos, enquanto outros se focam no que o futuro reserva, com perspectivas e projeções de longo prazo. O que poucos percebem é que a transformação acontece agora, de forma recorrente, cumulativa, e muitas vezes quase que imperceptível. Por isso, falar sobre o "Amanhã do Futuro do Trabalho" é atemporal. É olhar para a sutileza das mudanças de hoje, pensando no amanhã. É urgente, na medida em que máquinas e homens ocupam espaços que se formam e se transformam.


"Se antes uma pós-graduação brilhava no currículo, hoje o requisito é estar em dia com o conhecimento todos os dias, concatenado com a ideia de lifelong learning (aprendizado contínuo). Muito mais sensato que dizer que o mercado de trabalho se transformou ou se transformará é assumir que o mercado de trabalho se transforma. Um pouco hoje, e muito amanhã", afirma Luiz Valente, CEO da Talenses Group.


Para Carla Alessandra Figueiredo, gerente executiva de Gente e Cultura da Stefanini, a forma de gerenciamento e motivação das pessoas impacta diretamente nos modelos de gestão das organizações, exigindo olhares cada vez mais próximos para os propósitos, inclusão e diversidade de pensamentos. "A inovação e o desenvolvimento do intraempreendedorismo passam pela cocriação. Precisamos estimular o conhecimento contínuo e a busca de soluções criativas para construir o agora, sempre de olho no futuro das pessoas e das organizações", finaliza.


ANOTE EM SUA AGENDA
SUMMIT O AMANHÃ DO FUTURO DO TRABALHO
Dia: 23/02/21, terça-feira
• 16h - Painel de abertura "Construindo uma Inteligência Empreendedora" com Ana Fontes
• 17h às 19h - Estudos de caso mediados pelo expert em mundo digital Edney Souza:
17h - "WORKPLACE" com Adriano Marcandeli, diretor de Workplace na América Latina do Facebook
17h30 - "NATUREZA DO TRABALHO" com Pedro Afonso, diretor de Tecnologia de Operações da Mercedes-Benz
18h - "EDUCAÇÃO NO FUTURO" com Neto Paim, head de Excelência Operacional da CPFL
18h30 - "FORÇA DO TRABALHO" com Guilherme Sant’Anna, sócio e diretor de Gente, Gestão e Dados na XP
• 19h: Painel de encerramento "Perspectivas para o Amanhã do Futuro do Trabalho no Brasil com Adriana Salles, Luiz Valente, Paul Ferreira e Carla Alessandra Figueiredo
Inscrições: https://bit.ly/3dyF3JQ