Com a pandemia do Covid-19, muitas empresas precisaram se adaptar ao novo momento e essas mudanças foram feitas praticamente do dia para a noite. Segundo a Gartner, o mercado global de serviços de computação em nuvem pública vai crescer aproximadamente US$ 354,6 bilhões em 2022, sendo uma das principais tendências.

Para se ter uma ideia, o termo “Mentalidade Cloud”, cunhado pela Cloudez, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado digital, principalmente entre agências e prestadores de serviços digitais. Além de ser uma forma de visão de negócio, quero abordar aqui, nesse artigo, como ele ajuda em mudanças estratégicas de posicionamento das empresas que atuam no ecossistema digital e contribui para impulsionar os negócios.

Esse modo de pensar deve observar as estruturas tecnológicas e de negócios de uma companhia com foco em entregar resultados mais sólidos aos clientes, por meio de mais performance online. A proposta da Mentalidade Cloud vai muito além da visão de utilizar a nuvem para armazenar dados, mas sim fazer o uso correto dessa tecnologia para que se possa usufruir de todos os benefícios que ela tem a oferecer, e por consequência, entregar maior satisfação aos usuários e seus clientes.

Para poder ter essa Mentalidade Cloud tão intrínseca, é necessário que a empresa passe pela transformação digital. Mudar a visão de negócios, mesmo para empresas que já nasceram “digitais”, é uma tarefa árdua, mas necessária para triunfar neste novo ambiente e mercado. É como costumam dizer no cotidiano: ligue o interruptor. A partir do momento que ele está ligado, você começa a se preocupar com a infraestrutura que oferece aos clientes, deixa de encarar a hospedagem como algo indiferente, passa a focar em isolar as aplicações do cliente e proporcionar melhor performance, segurança e estabilidade.

Para finalizar, destaco que algumas pesquisas apontam que a transformação digital já faz parte da realidade de 90% dos negócios no Brasil e a pandemia acelerou ainda mais esse processo. Portanto, para as agências e negócios digitais que querem se destacar no mercado, a inovação e execução diferenciada devem guiar suas ações, afinal, a experiência do cliente é a peça fundamental para o sucesso nesse momento.

E aí, sua empresa já está preparada para implementar a Mentalidade Cloud e subir de patamar de negócios digitais no Brasil?!

*Felipe Tomaz, CIO da Cloudez, empresa parceira de agências e prestadores de serviços digitais  que organiza e automatiza as atividades operacionais, desde a hospedagem cloud até cobranças, para obter eficiência, gerar mais receita e aumentar seu diferencial junto aos clientes