Com o propósito de estimular as discussões sobre sustentabilidade, a Internacionalista, cientista política e doutoranda em Psicologia Social, Thaís Zschieschang, se uniu ao laboratório criativo Pepita para desenvolver um jogo temático aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa tem como público-alvo jovens entre 16 e 23 anos. Thaís é a idealizadora do projeto, enquanto a Pepita entra no desenvolvimento do game design, identidade visual e design das peças.

A idealizadora do projeto comenta sobre o convite feito pelo jogo para os convidados se enxergarem como agentes promotores de mudanças socioambientais: “As ideações são feitas em grupo e assim são desenvolvidas habilidades de co-criação, respeito à diversidade e colaboração. Um dos grandes objetivos é estimular, de forma lúdica e atrativa, que jovens pensem sobre problemas sociais e ambientais complexos, como a participação política e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, se sentido participantes e co-responsáveis por tais agendas”, concluiu.

Para a Amanda Favali, diretora de arte da Pepita, o Jogo de Desenvolvimento Sustentável é algo que faz lembrar a importância do brincar e do aprender a andar, sempre, lado a lado. Ela vê que muitas vezes, as pessoas colocam tudo em “caixinhas” separadas, e quando adultas, não conseguem voltar a juntar as peças.

“Quando fazemos essa conexão do crescer a partir de algo lúdico, com uma equipe, estímulos visuais e gráficos, fazemos esse contrafluxo, essa contracorrente. Estamos retomando o que é nosso por direito: é divertido demais aprender. Melhor ainda quando é para representar uma empresa como a Pepita. Afinal, o jogo se alinha perfeitamente com o nosso propósito, em que trazemos sempre o lado humano de tudo, a história do outro, o ponto de vista do outro, como protagonista da causa. E é exatamente isso que esse jogo estimula: como juntos, mesmo com nossas diferenças, podemos pensar em saídas para um mundo melhor, mais justo, igualitário e habitável”, conta.

O jogo está disponível para download através do link, desde o dia 19, data do lançamento, com as instruções. A grande meta é fazer com que o game chegue às escolas públicas. “O tabuleiro tem nove passos e será o vencedor quem chegar primeiro ou apresentar a melhor solução sustentável, que ficará à critério de um mediador, e cada jogador terá um perfil institucional para representar, como os setores público e privado”, explica o CEO da Pepita, Julio A. Santi.