Odontologia para exportação: empresas brasileiras aproveitam referência em ensino, pesquisa e inovação para avançarem em mercados internacionais
Pioneirismo incentiva marcas a compartilharem conhecimentos e direcionarem grande parte da produção para países ao redor do mundo
Uma das áreas da saúde que coloca o Brasil como líder mundial em número de profissionais é a odontologia. Segundo dados divulgados no segundo semestre de 2023 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a quantidade de cirurgiões-dentistas com registro pela entidade ultrapassou 400 mil, o que corresponde a uma média de um profissional para cada 503 habitantes.
O número de profissionais pode ser um dos indicadores de reconhecimento do país na especialidade. A qualidade do ensino, das pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos no Brasil também são indícios de protagonismo e colocam o país como um dos mais reconhecidos no mundo. “Uma coisa leva à outra. Se temos um dos melhores ensinos em odontologia, com algumas universidades entre as mais bem avaliadas do mundo, o resultado disso é a formação de excelentes profissionais e, consequentemente, o olhar de empresas e indústrias voltado para a melhoria de seus produtos e serviços, além de suas energias voltadas para a inovação”, resume o CEO da Neodent, Matthias Schupp.
Cadeia positiva
Toda essa movimentação coloca o país em posição de vantagem frente ao crescimento da demanda mundial por tratamentos odontológicos e de estética. Em 2023, a Neodent, indústria que é líder em implantes dentários no país e uma das três principais no mundo, registrou um aumento significativo em sua capacidade produtiva. Em comparação com 2018, o número de máquinas para a produção de implantes cresceu aproximadamente 165% em suas fábricas em Curitiba (PR), o que garantiu um aumento de mais de 200% na produção anual de implantes.
E mais do que desenvolver, produzir e levar os produtos até novos mercados, há a consciência sobre a importância do investimento em educação e do compartilhamento de resultados de pesquisas para que as novas tecnologias alcancem o maior número de pessoas.
Pensando nisso, um projeto da empresa brasileira, criado em 2023, percorreu cerca de 80 mil quilômetros levando educação, capacitação e soluções inovadoras para profissionais da odontologia de 13 países em quatro continentes. Com última parada na Costa Rica em junho deste ano, após ter passado pela Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, México, Portugal, Hungria, Emirados Árabes, Malásia, Peru, Colômbia e Turquia, o Neodent World Tour, como ficou conhecido, levou mais de 20 especialistas da empresa para apresentarem técnicas da implantodontia combinadas com tecnologias digitais de ponta, mostrando por que o Brasil é considerado líder no mercado. “Atingimos a excelência no cuidado odontológico e isso não é por acaso. Temos uma grande vantagem quando o assunto é inovação e desenvolvimento de produtos, o que nos torna mais competitivos no mercado externo e nos permite levar esse conhecimento onde precisarmos”, destaca Matthias.
Sobre a Neodent
Fundada há 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em mais de 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.
Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.