As perícias judiciais abrangem diversas áreas, de saúde à construção civil, e consistem em fornecer elementos técnicos para a solução de questões processuais, o chamado laudo. O documento, obviamente, deve ser elaborado por um especialista, mas existe um descompasso entre a alta demanda e o número de profissionais aptos ao atendimento. Um curso on-line do Ibape-SP, marcado para os dias 6 e 7 de abril, chama a atenção de engenheiros para as oportunidades neste campo.
Para que se tenha uma ideia, somente o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) encerrou o ano passado com 4,3 milhões de processos julgados. Em muitas dessas ações a participação de um perito judicial foi essencial para a conclusão do litígio. Isso significa um número extenso de possibilidades de atuação para engenheiros e arquitetos, com remuneração ligada ao número e à complexidade dos processos em andamento de cada profissional.
Qualificação
A demanda é alta. Contudo, a perícia judicial é uma área que requer conhecimentos específicos. A internet oferece diversas fontes de informação, mas a qualificação que fará a diferença para os profissionais precisa ter uma base reconhecida. Justamente o caso do Ibape São Paulo, referência em avaliações e perícias de engenharia. O instituto oferece um conteúdo que traz o rigor da lei e das normas técnicas contextualizado com as mudanças de mercado e necessidades da sociedade atual.
O curso dos dias 6 e 7 será ministrado pela Engª Civil Andrea Cristina Klüppel Munhoz Soares contempla tudo sobre a carreira. Desde como se inscrever no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo até o passo a passo das etapas de trabalho, como a nomeação do perito judicial, prazos, protocolo de petições, levantamento, manifestação e estimativa de honorários, agendamento de vistoria e apresentação de laudo com todas as definições, atribuições técnicas e artigos do CPC, que regulamenta a perícia judicial.
As inscrições podem ser feitas até a data do curso, mas as vagas são limitadas. Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php .