A PhageLab, empresa de biotecnologia que desenvolve tratamentos de precisão com bacteriófagos sediada em Santiago, foi selecionada pelo Fórum Econômico Mundial com uma das 100 startups mais inovadoras que estão construindo um futuro por meio de tecnologias de ponta.
Com o objetivo de reduzir o uso excessivo de antibióticos, a PhageLab a partir de agora faz parte da comunidade global de empresas consideradas pioneiras e que desenvolvem tecnologias capazes de combater os problemas mais preocupantes do mundo.
Fundada por Hans Pieringer, Pablo Cifuentes e Nicolas Ferreira, a PhageLab desenvolve soluções capazes de controlar os surtos bacterianos feitas à medida a partir de um protocolo de amostra otimizado e baseado em inteligência artificial com o objetivo de atingir e eliminar bacterianos específicos. O foco da companhia são indústrias de produção intensiva, como pecuária e avícola, principalmente porque mais de 70% dos antibióticos no mundo se utilizam na saúde animal. Diante disso, a empresa comprova a sua capacidade de processar e coletar dados que ajudam a identificar bactérias em várias espécies animas e em seres humanos.
“Estamos entusiasmados por termos sido eleitos como Pioneiros Tecnológicos pelo Fórum Econômico Mundial”, afirma Hans Pieringer, CEO da PhageLab. “Colaboração é a chave para a luta contra a crise de resistência antibiótica, e requer uma ação visionária das companhias do setor público, entidades reguladoras, produtores de alimentos e universo acadêmico. É uma honra para nós contribuirmos com a missão do Fórum. Estamos comprometidos em continuar nos esforçando para impulsionar o novo paradigma de cuidado com a saúde baseado em dados”.
Ao se tornar Pioneiro da Tecnologia, Hans Pieringer, CEO da companhia foi convidado a participar do Fórum Econômico Mundial para trabalhar junto com líderes políticos, empresas globais e líderes culturais para ajudar a resolver questões-chaves da indústria e da sociedade. Além disso, será possível participar de eventos e discussões do Fórum durante os próximos dois anos, reunindo os principais parceiros dos setores público e privado.
A presença de bactérias patogênicas na indústria de produção de carne é uma grande ameaça à segurança alimentar e aos meios de subsistência das pessoas. Essa ameaça tem aumentado à medida que as bactérias têm aprendido a resistir à ação dos antibióticos. Nesse contexto, o Brasil se destaca como sendo o maior exportador mundial de carne de aves e existe uma tendência crescente na adoção de tecnologias inovadoras para otimizar as operações e superar os possíveis desafios que surgem no setor.
A PhageLab atua com produtores do Chile e Brasil, fornecendo produtos baseados em bacteriófagos (fagos) – vírus que ataca e elimina bactérias específicas. Um dos principais desafios é selecionar e produzir a combinação certa de fagos para atingir as bactérias certas.
Para solucionar esse problema, a empresa realiza um diagnóstico rápido e preciso das bactérias existentes, conta com uma biblioteca com mais de 700 fagos distintos, possui uma plataforma robusta de inteligência artificial que combina fagos com bactérias, possui um processo regulatório eficaz e implementa seus produtos junto aos maiores produtores globais.
Hoje, a PhageLab usa fagos no Brasil como uma solução inovadora para promover o uso responsável de antibióticos, com o objetivo de melhorar a saúde animal e garantir uma segurança alimentar global.
“Esse reconhecimento do Fórum Econômico Mundial destaca o quanto estamos contribuindo para a ciência ao redor do mundo. Principalmente porque estamos mudando paradigmas de como enfrentar os desafios que envolvem as bactérias no mundo, criando oportunidades para o desenvolvimento na saúde”, conclui Hans.
No final de junho, Hans Pieringer participará da “Reunião Anual de Novos Campeões” que será realizado pelo Fórum Econômico Mundial em Dalian, na China. O evento terá como tema “Próximas Fronteiras para o Crescimento” e vai reunir líderes de alto nível que vão representar empresas de diferentes setores com o objetivo de criar planos de crescimento mais sustentável para os próximos anos.
Sobre a PhageLab
A empresa é líder na área de produção sustentável de alimentos, que utiliza fagos e dados para enfrentar os desafios bacterianos e aumentar a produção agrícola. A missão da companhia é alimentar o mundo de maneira sustentável, protegendo a saúde pública e o meio ambiente ao mesmo tempo.
A PhageLab está presente no Chile, Brasil e Espanha e defende uma abordagem com foco em “Uma só Saúde” para evitar crises mundiais por meio da ciência e tecnologia.