Mulheres à frente: Ivaneide entendeu que a cultura organizacional, alinhada ao propósito, melhora o desempenho empresarial

A história de Ivaneide Villaça é um verdadeiro exemplo de superação e determinação. Filha de Seu José e Dona Elisa, nascida em uma cidade do interior e tendo que conviver com a insegurança da fome, ela jamais se deixou limitar pelos obstáculos que a vida lhe apresentou. Seu sonho de escrever livros de romance não foi o suficiente para sustentá-la e, por isso, com apenas 16 anos, ela deixou seus pais e foi em busca de trabalho em um supermercado ao se mudar para a capital paranaense.

“Desde muito cedo, sempre busquei ter próximo de mim pessoas das quais eu poderia me aconselhar. Meu primeiro grande mentor foi meu pai, modelo de virtude, respeito, honestidade e, através dele, meu outro mentor foi Deus”, relata Ivaneide. Na trajetória profissional, Ivaneide também conheceu Edmundo Coleto, que se tornou outro  grande mentor. Coleto, assim como ela, passava por dificuldades e mesmo assim construiu um império, fazendo com que a história a inspirasse a fazer o mesmo.

“Para alcançar, precisei ter fé e foco em mim mesma. Não ligava para as piadas e críticas e, em meio a dois mil funcionários, o dono do mercado se conectou comigo” o meio de 2.000 funcionários, de alguma forma, vi o universo contribuir para que o dono do mercado se conectasse comigo.

“Eu já tinha meu pai e minha mãe morando comigo, ocupava um cargo de responsabilidade e confiança, um bom salário e a vida começava a fluir. Pensava que tinha encontrado meu caminho, já que estava em uma carreira que me levava de verdade ao sucesso, até porque naquela época, sucesso para mim era ganhar dinheiro e não passar mais por privações”, conta.

Entretanto, a vida reservou para Ivaneide momentos difíceis, como o fechamento do supermercado onde trabalhava e, ainda mais doloroso, a perda de sua mãe. Mesmo assim, ela continuou lutando e se dedicando a sua carreira, buscando sempre novos desafios e conquistas, sobretudo no mercado de trabalho.

“Foram 5 anos de desafios, mas nunca perdi a minha fé. Tinha certeza que Deus tinha reservado algo bom para mim e no momento certo eu iria receber.”  Após esse período, já  com um diploma na mão, Villaça foi intraempreendedora, administradora, designer e artista em algumas empresas. Em 2007, decidiu começar sua própria empresa.

No início, a empresa tinha como foco o desenvolvimento web e identidade visual de marcas. Com um amigo de pós-graduação que compartilhava o mesmo sonho que ela, iniciaram a caminhada empreendedora. Mais tarde,  Ivaneide e dois colegas de trabalho fundaram a Automação Curitiba e o primeiro contrato social foi assinado. Durante dois anos, a sociedade foi muito bem-sucedida, mas Ivaneide sentiu que era hora de voltar às suas origens e seguir um chamado ainda maior que tinha certeza que Deus havia colocado em sua vida. Por isso, decidiu fazer uma nova sociedade com sua antiga amiga, Jeane Mota

A parceria com Jeane foi crucial para Villaça suprir as suas próprias fraquezas, pois juntas elas conseguiram progredir e se complementar em suas diferenças. “Há duas fases distintas da Automação Curitiba: a anterior e a posterior à entrada de Jeane. Juntas, trabalhamos  para fundar a Fábrica de Etiquetas Adesivas, que hoje é o produto principal da empresa. Embora minha paixão seja cuidar de pessoas e processos, Jeane é responsável por cuidar dos colaboradores, enquanto eu me dedico aos processos e a combinação desses dois fatores gera resultados”, explica.

Desde 2014, a  empresa é eleita uma das melhores revendas de automação comercial da América Latina pelo prêmio Potencializando. Depois da Pandemia, frutos de um trabalho humanizado com uma equipe unida. Por isso, abriram uma nova empresa em que ajudam donos de empresas a se desenvolverem na Cultura Organizacional.

“A melhor versão da minha história e da história da minha empresa é vivenciada em outras empresas. Onde quer que eu vá para desenvolver a educação empreendedora, deixo um pouco de mim que fica na história de outras pessoas. Seja com colaboradores ou empresários, meu legado permanecerá”, alega.

Com certeza, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é impossível não celebrar uma dessas mulheres que hoje lidera e ainda utiliza de seu conhecimento para inspirar.

Serviço: Ivaneide Villaça
Alavanq Empresarial
Mentora de líderes e donos de pequenas e médias empresas e gestora da Automação Curitiba
41 9985-4870
@ivaneidevillaça
@alavanqempresarial