Projeto que minimiza falhas no setor sucroenergético é aposta da Açotubo na Fenasucro 2024

Minimizar falhas e impulsionar resultados através de qualificação profissional. Esses são os objetivos do “Qualificar”, projeto do Grupo Açotubo, maior distribuidora de aço siderúrgico do país, que será um dos principais destaques, juntamente com suas linhas de produtos e serviços, da participação da empresa na Fenasucro & Agrocana, que será realizada de 13 a 16 agosto, em Sertãozinho/SP.

Para o Grupo, o evento é o ambiente perfeito para mostrar como o “Qualificar” pode impactar significativa e positivamente operações de grandes empresas, além de gerar o networking necessário para expandir o projeto. “Apesar de que capacitação é um requisito básico considerado pelas empresas, o setor sucroenergético tem no campo, na prática, muitas particularidades. O que fizemos foi criar uma linha de atuação especializada em preparar profissionais nesse tipo de negócio “, diz Jorge Vargas, gerente de Aço Inox da filial do Grupo Açotubo de Sertãozinho/SP.

Além de todas as informações sobre processos, resultados e impactos do “Qualificar” com especialistas à disposição, o estande da Açotubo também terá um catálogo digital interativo, onde o visitante poderá acessar todas as linhas do portfólio. “São muitos produtos e serviços e, felizmente, a tecnologia ajuda a deixar a passagem pelo nosso espaço muito mais dinâmica e ágil”, destaca Vargas.

Filial em Sertãozinho atende 80% das usinas da região

Embora a participação da Açotubo no evento seja estratégica, a atuação da empresa no segmento sucroenergético não se limita aos dias da feira. O atendimento do Grupo ao setor sucroalcooleiro ocorre durante todo o ano na filial localizada na cidade de Sertãozinho/SP. Esse mercado representa de 35% a 40% no volume de negócios da unidade, que atende cerca de 80% das usinas presentes na região. A cidade é um dos principais polos sucroalcooleiros do país, que, junto com Ribeirão Preto, Piracicaba e Araçatuba, concentra 171 usinas, representando quase metade das 360 em funcionamento no país.

Além da unidade em Sertãozinho, com estoque que atende às demandas imediatas da região, a empresa conta com a matriz em Guarulhos/SP, na Grande São Paulo, com mais de 50 mil toneladas de produtos. Para o setor sucroenergético, um dos principais produtos ofertados pela empresa para as usinas são os materiais em aço carbono, utilizado, por exemplo, em galpões de estocagem. Outro produto utilizado é o inox, presente na estrutura e equipamentos das usinas por meio do Inox 410, que oferece mais resistência à abrasão.