Sob o tema central “Brand New World on the Edge - A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”, o Futurecom, maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, promete aprofundar em assuntos correlatos que trarão ainda mais transparência e conexão para entender as novidades tecnológicas do mundo conectado. De 8 a 10 de outubro, o São Paulo Expo, em São Paulo, será palco de inúmeros debates sobre Inteligência Artificial, 5G, 6G, robótica, o futuro do segmento agro, regulação no setor de telecomunicações, entre outros temas relevantes.

A edição deste ano do Futurecom já tem confirmadas presenças de personalidades e palestrantes renomados. No dia 8 de outubro, a partir das 9h30, na plenária 1, os painéis “Desbravando Fronteiras Digitais: o papel da Anatel em um mundo interconectado e inteligente” e “Desbloqueando o Futuro com Open Gateway” contarão com a participação de Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Nesse mesmo dia, às 9h30, no Auditório 1, Anderson Rocha, hull-professor and Research da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será um dos debatedores do painel “Future Health e a Reinvenção do Cuidado: conectividade, gen AI e robótica em debate”. No Auditório 2, no dia 8, às 9h30, o “Avanço do 5G na América Latina” contará com debatedores como Rodrigo Robles, oficial de Programas da União Internacional de Telecomunicações (ITU-ONU); e Jose Otero, vice-presidente Latin America & Caribbean da 5G Americas.

O painel “Compartilhamento de Postes: enfim, chegamos a um ponto de acordo?” será realizado no dia 8, no Auditório 2, às 10h30, com participações de Ivan Ianelli, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest); e Ricardo Brandão, diretor-executivo de Regulação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Às 16h40, também no Auditório 1, o tema “Future Agro: a inovação à disposição do campo” será debatido por um time de peso: Paola Campiello, presidente da Conectar Agro; Fernando Degobbi, CEO da CooperCitrus; Ana Margarida Castro Euler, diretora-executiva de Negócios da Embrapa; e Alexandre Dal Forno, diretor de IoT & 5G da TIM Brasil.

No dia 9 de outubro, às 11h, Monica Ingala, líder do Conselho de Gaming da ABOTT'S; e o professor-doutor Wagner Sanchez, pró-reitor da FIAP, debatem “Game on! Gamers e o 5G”, no Auditório 2. Às 11h40, na Plenária, será a vez do painel “Applying AI to the Telecommunications Industry”, com Sandro Tavares, Global Director, Telecom Marketing da Dell Technologies. Ao meio-dia, Nicholas Galano, director Starlink Sales e heading Latin American & Commercial Aviation Sales (SpaceX), está confirmado para o debate do tema “Satélites: panorama do mercado nacional e internacional”, ao lado de Mauro Wajnberg, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações por Satélite (Abrasat); e de Fabio Alencar, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite (Sindisat).

. Às 15h15, o tema “Política de Semicondutores: fomento à nova industrialização” terá como mediador Israel Guratti, membro da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O painel “A Era da Inteligência: AI dentro das organizações e em (quase todos os) lugares”, no dia 9, plenária, às 16h45, recebe os debatedores Tomás Balistiero, Chief Operating Officer (COO) da Citrosuco; Cristina Cestari, CIO da Volkswagen; e Chris Penrose, Global Head Business Development – Telco da Nvidia.

Artur Coimbra, conselheiro da Anatel, está confirmado como debatedor no painel “Compartilhamento de Investimentos em Infraestrutura entre Big Techs e Operadoras: chegamos a um consenso?”, que será realizado no dia 10 de outubro, às 10h, na Plenária. E, às 11h45, sobe ao palco Alexandre Freire, também conselheiro da Anatel, para o amplo debate de “Regulação de IA e as interações entre pessoas e máquinas”.

“Movimento Te(ch)co: expandindo ou diluindo as fronteiras entre telecom e tecnologia”, dia 10, às 14h, na Plenária, terá entre os debatedores Leon Taiman, Global Practice Lead, Telecom & Edge da Dell Technologies. 

Às 16h, o tema “6G: o que esperar da sexta geração de conectividade e novas verticais a serem embarcadas” contará também com a presença de Rodrigo Robles, oficial de Programas da União Internacional de Telecomunicações (ITU-ONU).

Congresso Futurecom

Nesta edição, o Congresso Futurecom terá três trilhas de conteúdos e abordará novas verticais como mineração e utilities, que irão se juntar aos setores de agro, varejo, saúde, logística, indústria e governo para apresentar tendências, inovações e soluções sobre o impacto das novas relações homens versus máquinas.

A 24ª edição da feira vai conectar mais de 30 mil profissionais que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição, que já conta com grandes marcas confirmadas, o que demonstra a influência do evento para o ecossistema das TICs.

Entre as empresas expositoras estão: Huawei do Brasil, infraestrutura de telecomunicações; Ciena Communications, infraestrutura de redes; China Telecom, fornecedora de serviços de rede; Comba Telecom, desenvolvedora de infraestrutura e soluções para telefonia fixa e móvel; Connectoway, serviços e produtos para o segmento de ISP e corporativo; Dell, soluções tecnológicas; Fibracem, soluções para fibra ótica; Huge Networks, cibersegurança; Ícaro Tech, desenvolvimento de aplicações e automação; IHS, provedor de soluções de infraestrutura; RB Newtork, produtos para provedores; Think Technology, soluções para redes de fibras ópticas, infraestrutura e equipamentos de telecomunicações; YouCast, plataforma de distribuição de canais IPTV; Intelbras, sistema de segurança; TIP Brasil, solução para provedores, Arklok, equipamento de informática; D4Sign, assinatura digital; EMnify, operadora de rede móvel digital; IBBX, soluções em conectividade e IoT para empresas; K2, marketing digital; NET2phone, telefonia em nuvem para empresas; Proqualit, serviços digitais; SHM, sistemas contra incêndios e Zopone, engenharia em comunicações. Além disso, marcarão presenças o The Institute of Electrical & Electronics Engineers (IEEE) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL).

Como líder na integração do universo TIC, o Futurecom facilita a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia. Seu objetivo é oferecer soluções de conectividade e acesso a tecnologias de ponta, além de insights estratégicos para líderes empresariais e empresas inovadoras em diversos setores da economia.

O Futurecom 2024 tem expectativa de superar a edição anterior e levar ao seu evento mais de 250 marcas expositoras, 800 palestrantes e mais de 240 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil metros quadrados.

Anote na agenda:


Futurecom 2024


8, 9 e 10 de outubro


São Paulo Expo


Mais informações e novidades: site e canal digital Futurecom