Pesquisa“Millennials in Europe and Brazil”, realizada pelo Grupo Geometry/WPP, revelou que 56% das empresas têm remodelado seus processos de RH com ferramentas digitais e móveis. Segundo o mesmo estudo, na América Latina, 81% das empresas classificam o “RH digital” como importante ou muito importante. Para orientar profissionais sobre como implantar, na prática, o RH 4.0 em suas empresas, a JobConvo – startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial, realiza na próxima quarta-feira, 25/08, o Webinar do Evento HR Impact versão pocket, com o tema RH 4.0 na Prática.

O evento virtual será ministrado pela consultora de carreira Joyce Roberta e tem como convidadas Aline Silva D’Angelo, coordenadora de Talent Acquisition do Banco BS2, e Juliana Caldeira, analista de sucesso do cliente da JobConvo.

Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo, antecipa algumas dicas práticas de como implementar o RH 4.0 nas organizações. Confira:

1. Mapeamento dos processos manuais

Um dos primeiros passos é considerar todos os atuais processos e estratégias que são importantes para a organização e que ainda são realizados de forma manual. Alguns exemplos são: gestão de férias, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, admissão, etc. “É preciso mapear todos eles, para saber quais precisam e podem ser aprimorados, quais tecnologias serão necessárias e como cada processo pode ser otimizado”, explica o CEO.

2. Pesquise plataformas em nuvem

Para se ter um RH digital, é preciso procurar as opções de plataformas que utilizam armazenamento em nuvem. Existem diversas soluções para todos os tipos de empresas e segmentos do mercado. Deve-se levar em conta o número de colaboradores da organização, quais ferramentas o setor precisa, quais são as particularidades de cada processo, entre outros fatores importantes de decisão.

3. Migração para plataformas digitais

Após escolher as plataformas digitais que serão utilizadas, é preciso realizar a migração de todos os dados do setor. Algumas empresas de plataformas oferecem serviços de parametrização e importação de dados. No entanto, caso esse serviço não seja fornecido, será necessário organizar o banco de dados atual. “Isso irá prevenir desperdício de tempo e de dinheiro no futuro”, alerta Bahia.

4. Realize treinamento para utilização das novas plataformas

Não basta apenas implementar novas plataformas. Afinal, de que isso irá valer se os profissionais do setor não souberem utilizá-las? É fundamental que alguns treinamentos sejam dados para preparar os colaboradores para a mudança e facilitar essa adaptação.

“O RH 4.0 pode ser muito benéfico para as empresas. No entanto, como ocorre com qualquer transformação, ele vem acompanhado de alguns desafios. Por isso, é fundamental que o setor seja estratégico, capacitando, orientando e administrando essas mudanças de forma assertiva e, consequentemente, bem-sucedida”, finaliza o CEO.

Serviço

Evento: Webinar do Evento HR Impact – RH 4.0 na Prática

Data: 25 de agosto

Horário: 19h;

Inscrição: https://bityli.com/cvIDs