A empresa, especializada em edge computing, internacionalizou a marca, quase dobrou o efetivo e vem investindo em novas tecnologias dirigidas aos setores de healthcare, energia e saneamento 

A Roost, empresa especializada em edge computing comemora os três anos de vida com o aumento dos investimentos na área de inovação, a ampliação da atuação internacional, com braços nos Estados Unidos, Reino Unido e América Latina, e o estabelecimento de uma plataforma proprietária que garante a orquestração de diversos equipamentos. Criada a partir do reposicionamento da Redisul – companhia curitibana com 37 anos de mercado – a Roost vem mudando o perfil de atuação. 

“A Roost nasceu com o propósito de ser mais do que um integrador, e com os investimentos na área de inovação estamos construindo um ecossistema robusto, por meio do desenvolvimento de soluções inteligentes a partir da tecnologia IoT, colocando em prática o futuro sonhado para a empresa”, afirma Eliezer Silveira Filho, Managing Director da Roost. Na visão do executivo, edge computing é o conceito de trabalho da Roost e a plataforma que está sendo desenvolvida é o framework uma vez que conecta todos os devices, sistemas e aplicações utilizando machine learning e várias camada de dados.  

Nesses três anos, a Roost ampliou a atuação no setor privado, mantendo a expertise na área pública principalmente na gestão de infraestruturas de redes de energia, educação, segurança pública e saneamento básico. O crescimento se reflete nos números: enquanto várias empresas de tecnologia fizeram cortes de pessoal após o fim da pandemia, a Roost praticamente dobrou seu efetivo ao longo desses três anos, além de ter quadruplicado o faturamento. 

“O sucesso da Roost se deve à combinação de parceiros fortes, que garantem o melhor custo-benefício aos nossos clientes, ao investimento em soluções inovadoras que tornam as empresas mais sustentáveis e ao modelo de gestão que prioriza as pessoas”, detalha o Managing Director da Roost. O portfólio de parceiros da Roost conta com líderes de mercado como Huawei, Hikvision, Alcatel-Lucent, Extreme, Versa, Sophos, F5, Intelbras, entre outros. 

Já no que tange à implementação de políticas de ESG, a Roost se orgulha das parcerias com importantes organizações como o Instituto Ethos, na parte de responsabilidade social e sustentabilidade, à assinatura do Pacto Global da ONU, com a adoção das Ferramentas WEPS (Women’s Empowerment Principles), comprometendo-se com a igualdade de gênero, além da participação no Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Agora em setembro, a Roost foi reconhecida pela Extreme como empresa parceira DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), pelas práticas desenvolvidas para tornar o ambiente de trabalho mais igualitário. 

“Nossas tecnologias e tudo que fazemos como empresa estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso envolve uma preocupação de trazer conceitos e soluções que gerem menor impacto ao meio ambiente, que ajudem o setor governamental a levar bem-estar e segurança ao cidadão, além de mais equidade nos serviços, porque temos consciência do nosso papel na construção de uma sociedade melhor”, finaliza o Managing Director da Roost, eleito três vezes um dos 100 principais líderes LGBTQIA+ pelo Yahoo Finance.