Roupas de banho, filtro solar e proteção contra os mosquitos são os itens mais procurados por consumidores on-line no último trimestre do ano
Dados da Nubimetrics, plataforma de análise de dados do e-commerce, apontam o aumento de demanda por itens para o conforto durante a primavera e verão
A Nubimetrics, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes, acaba de levantar dados de tendência para o consumo de produtos neste trimestre. Segundo a avaliação, a sazonalidade será o fator que influenciará as demandas do e-commerce com o aumento da busca por itens para a proteção solar, roupas de banho e artigos contra mosquitos.
Para obter sucesso na esfera on-line, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics, reforça a importância da organização e da antecipação. “Para que os resultados neste último trimestre sejam satisfatórios, os sellers devem estar atentos aos que os clientes vão buscar neste período, que é marcado por datas muito relevantes relacionadas a boas oportunidades de desconto e pela sazonalidade”, explica.
A primavera e o verão devem aquecer a demanda por calçados. O conforto será a prioridade dos consumidores, por isso, as sandálias serão o item de maior desejo e ganharão destaque no marketplace. A marca Melissa é a mais buscada, com os chinelos liderando as buscas na subcategoria Chinelos e Sandálias. Os modelos da Kenner aparecem como os mais desejados pelos consumidores.
As altas temperaturas registradas em todo o país nas últimas semanas também foram fatores determinantes para a demanda por protetores solares. Esse item essencial para a saúde da pele já apresenta aumento na demanda de 50% em 2023 até o momento, e continuará em alta nos próximos meses. Os filtros são acompanhados, ainda, por outros produtos da estação como as fitas para bronzeamento, principalmente, com ticket médio de R$ 70.
Os itens para aproveitar a estação mais quente do ano seguem em crescimento com a moda praia. Roupas de banho femininas são as mais buscadas na esfera on-line e devem gerar demandas pelos próximos meses. Os consumidores buscam, principalmente, por artigos com desconto. Cerca de 35% das buscas na subcategoria foram feitas a partir de preços reduzidos.
Seguindo a tendência de sazonalidade, os mosquiteiros devem atingir o pico de demanda em dezembro, com ticket médio de R$ 90. Os repelentes eletrônicos também figuram nas listas de desejo dos consumidores. Esse item segue com uma demanda alta e em destaque na subcategoria.
O último trimestre é um dos mais relevantes e lucrativos para o mercado e, para garantir a rentabilidade desse período, os sellers devem estar atentos a datas como o Halloween (31 de outubro), a Black Friday (26 de novembro), o Cyber Monday (29 de novembro), o Natal (25 de dezembro) e Reveillon (31 de dezembro).
“Para obter sucesso nesta temporada sugiro quatro ações estratégicas: a atenção ao estilo e as novidades do setor, principalmente em roupas e calçados; a escolha estratégica da categoria do produto para evitar prejuízos e a alta concorrência; além disso, a disposição de esforços e recursos em anúncios de itens com maior rentabilidade na estação; e a escolha o artigo ideal para cada época do ano, trabalhando o estoque com consciência”, conclui Juliana Vital.