SCANNTECH RECEBE APORTE DE 210 MILHÕES DE REAIS DA WARBURG PINCUS

Fundo de private equity torna-se sócio minoritário da empresa de tecnologia especializada em fornecer inteligência e insights de mercado para varejo e indústria de bens de consumo de massa

Recursos serão investidos no lançamento de novos produtos para varejo e para acelerar a expansão internacional

A Scanntech, empresa de tecnologia líder em inteligência e análise de dados para o varejo, acaba de receber um aporte primário de 40 milhões de dólares (cerca de 210 milhões de reais) da Warburg Pincus, uma das maiores gestoras globais de private equity, que se junta ao IFC, Endeavor Catalyst e Hindiana como investidor.

Fundada em 1992, no Uruguai, a Scanntech acelerou seu processo de crescimento em 2017, quando lançou no Brasil uma tecnologia de dados que aumenta a eficiência e o retorno dos investimentos dos varejistas e da indústria, através da visibilidade ágil e granular da performance de produtos de consumo, em uma base robusta e sem erro amostral. Atualmente, a plataforma da empresa tem mais de 30 000 lojas integradas e está presente em mais de 400 redes de supermercados e hipermercados do Brasil, incluindo 17 das 20 maiores redes.

Ao conectar mais de 175 000 terminais de venda, a Scanntech armazena e processa, quase em tempo real, dados que chegam ao nível de cada SKU vendido. As informações relativas aos mais de 550 bilhões de reais de vendas que passam anualmente pela Scanntech são processadas, analisadas, transformadas em insights e apresentadas aos clientes por meio de uma plataforma intuitiva e acessível.

Nessa plataforma, os clientes da empresa têm acesso a dashboards customizados, que permitem comparar dados das suas vendas com as do mercado em que atuam e contribuem para o aumento da eficiência na gestão de preços e estoques, nos processos de negociação e de definição de portfólio de produtos e, como consequência, no aumento de vendas e de margens.

“As soluções da Scanntech se diferenciam de outras existentes no mercado ao oferecer informações precisas, com um nível de detalhamento, acuracidade e velocidade únicos. Nossos clientes conseguem visualizar não só os seus resultados, mas os de todo o mercado”, diz Raul Polakof, co-fundador da Scanntech. “Isso só é possível porque usamos os algoritmos mais sofisticados disponíveis.”

Hoje, a empresa opera no Brasil, no Uruguai, na Argentina e no Peru, onde conta com mais de 140 clientes, entre eles empresas como Ambev, Coca-Cola, PepsiCo, Unilever e Mondelez.

“A Scanntech é imprescindível para os varejistas e para os fabricantes de bens de consumo com uma gestão moderna, baseada em dados”, diz Henrique Muramoto, sócio da Warburg Pincus no Brasil. “A qualidade, periodicidade e riqueza de detalhes dos dados que a Scanntech captura de forma proprietária é algo extremamente complexo de ser replicado e gera insights únicos, além de permitir a mensuração do retorno real de ações promocionais e de precificação. A companhia tem um alto potencial de crescimento e pode se tornar um player global à medida que a adoção de soluções tecnológicas cada vez mais sofisticadas avança no setor de bens de consumo de massa.”

Em 2022, a Scanntech ultrapassou os 200 milhões de reais em receita. Nos últimos cinco anos, o crescimento médio anual da sua plataforma de analytics foi superior a 100%. Os 40 milhões de dólares aportados pela Warburg Pincus na Scanntech serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos para os varejistas parceiros e à aceleração da internacionalização da operação.

“Os varejitas já estão usando a inteligência que a Scanntech oferece a seu favor, para otimizar as vendas e margens gerando mais eficiências e viabilizando um melhor serviço para o consumidor”, diz Benny Szylkowski, co-fundador da Scanntech. “Os recursos desse investimento vão permitir um novo ciclo de expansão acelerada, ampliando ainda mais nossas soluções, resultados e alcance.”

Tech no radar

Com o aporte anunciado hoje, a Scanntech passa a ser a quinta empresa de tecnologia do portfólio da Warburg Pincus no Brasil. Em fevereiro de 2022, o fundo de private equity anunciou investimento de 100 milhões de dólares na Sólides, voltada para a gestão de recursos humanos de pequenas e médias empresas. O portfólio tech da Warburg Pincus no Brasil também inclui a Superlógica, companhia de software para gestão de condomínios, a fintech Blu, que oferece uma plataforma de gestão de recebíveis, e a empresa de software de comunicação digital Take Blip.