Para enfatizar a relevância da avaliação dos bens rurais e ambientais, que tem ganhado maior destaque pelo poder público e privado, o Ibape/SP e o Ibape Nacional realizam com o apoio do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), UPAV (União Pan-americana de Associações de Avaliação) e IVSC (Conselho Internacional de Normas de Avaliação) o “1º Seminário Internacional de Avaliação de Bens Rurais e Ambientais”, que ocorre entre os dias 01 a 05/02, das 17h às 20h30, de maneira virtual.
A valoração de áreas ambientais e rurais tem sofrido mudanças relevantes nos últimos anos. Em 2016, o STF tornou obrigatória a consideração das características ambientais em processos judiciais de desapropriações, ou quando o valor de ativos ambientais é requerido para solução do processo. Três anos depois a ABNT publicou a versão revisada da Norma NBR 14.653, que trata da avaliação de bens. Foram disponibilizadas as partes 1, que aborda procedimentos gerais, e a de número 3, voltada para avaliação de imóveis rurais. Com base na revisão da terceira parte, o Ibape/SP publicou no mesmo ano um Método de Valoração de Áreas Ambientais.
O evento conta com a participação de palestrantes internacionais, como o Engenheiro Agrônomo, Professor, Vice-Reitor e Professor Emérito da Universidade Politécnica de Valência, (UPV), Vicente Caballer Mellado, e Doutor Engenheiro Manuel Alcázar Molina, da Universidade de Jaén, ambos da Espanha; o Eng. Agrônomo e Vice Presidente da UPAV César Cantú, do México; o Engenheiro Mecânico Germán Noguera Camacho, da Colômbia; e o Eng. Mario Stefanolli, do Uruguai.
No primeiro dia do evento será possível conferir as palestras com os temas de “Valoración de árboles bajo interés paisagístico", “Avaliação para desapropriação em imóveis rurais”, e “Importância econômica, social e ambiental da erva mate (Ilex paraguaiensis)”. Já o segundo dia abre com o tema “Engenharia de avaliação aplicada aos imóveis rurais nas garantias bancárias, hipotecas e dação em pagamento”, segue com “Valoración de ganaderías”, e finaliza com “A implantação da Ponte Salvador-Itaparica/BA sob a ótica da abordagem ecossistêmica”.
O terceiro dia traz os temas “Valoración de fincas rurales para remates judiciales y particulares”, “Avaliação de propriedades rurais envolvendo compensação da reserva legal. Um caso prático”, e “O uso de Coeficientes de Servidão para indenizar Impactos
Subjetivos causados por linhas de transmissão de energia”. No penúltimo dia teremos as palestras com os temas “Valoración para servidumbres rurales – pasos y caminos”, “Variável Ambiental na Avaliação de Bens”, e “Exemplo de aplicação da Norma IBAPE na valoração ambiental”. E o último dia será com os temas, “Sistema de contabilización ambiental económico de Naciones Unidas - Una visión general”, e “A importância da qualificação profissional na arte da Engenharia Legal”.
“Nos dias 01 a 05 de fevereiro próximo será realizado o 1º Seminário Internacional de Avaliação de Bens Rurais e Ambientais, onde teremos a presença de palestrantes de renome internacional discorrendo sobre temas relacionados a avaliação, perícia e meio ambiente. Um evento de magnitude ímpar onde os temas falam por si. Serão discutidas metodologias avaliatórias, estudos de casos, visão avaliatória europeia, norte americana e sul-americana. Além, da ótica ambiental sobre os processos. Por fim, a necessidade da constante atualização e qualificação profissional. A importância de tal seminário resta latente pelo apoio de entidades como o CONFEA, IBAPE Nacional, CREA/SP, IVSC e UPAV,” finaliza o Eng. Agrônomo Carlos Augusto Arantes, Diretor de Relações Institucionais e Internacionais - IBAPE Nacional.
1º Seminário Internacional de Avaliação de Bens Rurais e Ambientais
Data: 01 a 05/02
Hora: 17h às 20h30
Inscrição nacional: https://cutt.ly/BjbFmQU
Inscrição internacional: https://cutt.ly/JjbFTQX
Grade do evento: https://cutt.ly/QjmHuV6