A edição 2023 do ranking Connected Smart Cities aponta que São Paulo ocupa a terceira colocação geral entre as dez cidades mais inteligentes do Brasil. Com o maior PIB, e um dos municípios mais populosos do mundo, a cidade conta com um percentual de 4,8% dos empregos formais no setor de tecnologia e um crescimento positivo das empresas da mesma área, ainda de acordo com o estudo.

Recentemente, a Zona Norte de São Paulo ganhou novos holofotes e projetos baseados em inovação, tecnologia, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade, que colocaram essa região em um novo patamar capaz de projetá-la internacionalmente. Com mais de 2 milhões de habitantes divididos em 18 distritos, a ZN deve se consolidar nos próximos anos como um polo completo e sustentável de comércio, serviços e entretenimento.

Cidade Center Norte: inovação e sustentabilidade

Entre as iniciativas para a região está a Cidade Center Norte  projetada para ser construída sob premissas da sustentabilidade, contará com edifícios residenciais, torres de escritórios, hospital, além de uma arena para shows e eventos esportivos. O projeto - que tem duração de 15 anos - se caracteriza por um olhar socio-territorial forte, bastante alinhado com a própria vocação da cidade de se manter em constante expansão, desenvolver novos eixos econômicos, estimular o turismo e a excelência em opções de entretenimento e gastronomia.

Casa Une: Hub de conhecimento, inovação e  negócios

Seguindo a premissa de se tornar uma região cada vez mais inovadora, o bairro do Tucuruvi, localizado também na Zona Norte de SP, acaba de inaugurar seu primeiro hub de conhecimento,inovação e negócios  da região, a Casa Une. 

O local é um ativo da Une.cx, empresa de tecnologia especializada em soluções de relacionamento entre marca e cliente, com tecnologias de  CRM omnichannel, mensageria e BI com IA. Originada como uma spin-off da Unite, um ecossistema latino-americano de ponta que há 25 anos atua no mercado de atendimento ao consumidor, a Une.cx se destaca por conectar a marca aos clientes, elevando  a experiência do consumidor.

A Casa Une é um ambiente de encontro de saberes, educação para jovens, líderes empresariais e profissionais da tecnologia, e contará com ambientes e calendário que permitirão novas prospecções de futuros por meio da transversalidade de conhecimentos. Além de todo conhecimento que a casa propaga, também destaca-se o acolhimento cultural e estará disponível para os artistas da Zona Norte apresentarem suas artes, uma vez que a curadoria será do sociólogo, historiador, Jair Marcatti. Dentre as temáticas do espaço estão: tecnologia e sociedade, novo mundo, nova economia, saúde mental, Agenda 2030 e diversidade. 

“Soluções simplistas não são suficientes para enfrentar a complexidade do mundo atual. O nosso objetivo é posicionar a Zona Norte como um eixo das regiões que contribuem para o ecossistema de inovação, transformando­a em um polo de cultura, pensamento crítico, negócios disruptivos e conexões inovadoras. A arte, literatura, filosofia e poesia terão presença fundamental na Casa Une, por seu papel instrumental no trabalho, por promover organização mental e física, criatividade e inovação. Pessoas cultas geram mais valor ao negócio e, portanto, para toda uma comunidade. Há um interesse econômico na ampliação de repertório das pessoas que estão inseridas no Ecossistema Une.” comenta Natalia Castan, CEO da Unite e fundadora da Casa Une.