Líder mundial em produtos químicos essenciais para a vida cotidiana, a Solvay contratou a Radix para desenvolver um projeto de monitoramento online da performance de seus equipamentos na unidade de Paulínia, São Paulo, um dos mais importantes polos de produção de químicos do país. Ao melhorar a confiabilidade da planta, por meio desta tecnologia, a empresa reduziria as ordens de manutenção corretivas e preventivas, acarretando também em um aumento da produtividade.

A Radix construiu, ao longo de um ano, um sistema no PI SYSTEM que pudesse calcular indicadores de desempenho em tempo real e que identificassem as possíveis falhas nos 145 equipamentos selecionados pela Solvay. Dessa forma, o projeto permitiu a avaliação de todos os equipamentos a ponto de serem levados para os seus melhores pontos de eficiência, evitando, assim, falhas relacionadas a desvio operacional ou possíveis anomalias dos mesmos.

Para o sistema ficar mais amigável, foram construídos dashboards onde se tornou possível entender de forma visual onde o problema se encontra, qual ação deve ser tomada, assim como habilitou a execução de rondas virtuais de manutenção.

“Com o sistema é possível avaliar 24 horas a saúde dos equipamentos, em qualquer lugar com acesso à rede da Solvay e ao PI System. Além dos dashboards, há também apoio de e-mails automáticos, com notificações, que são lançados caso um equipamento entre em um estado fora do seu range de operação normal. Antes do projeto, problemas assim não podiam ser previstos”, afirma o coordenador do projeto, Diego Paes da Radix.

Ao implementar a solução, a Solvay espera obter uma redução nos trabalhos emergenciais de 16% (registro do ano de 2018) para 5% até 2022. O projeto possibilitou a retirada de algumas manutenções preventivas em equipamentos e também possibilitou adequá-los a trabalhar nas suas melhores condições de processo, aumentando suas eficiências.

“O cliente compartilhou um resultado inicial muito positivo. Em um curto período de tempo, o sistema foi capaz de apresentar 35 eventos verdadeiros positivos. Ou seja, houve 35 alertas para a equipe de manutenção tomar uma ação e evitar uma perda mecânica nos equipamentos escolhidos para a análise (bomba, compressor centrífugo, compressores de anel líquido e um turbo gerador)”, explica o gerente do projeto, Fabricio Rosado Urquhart da Radix.

Além desses benefícios, a Solvay também percebeu uma maior integração entre as equipes de manutenção, operação e engenharia, já que, agora, as análises e tomadas de decisão são feitas em conjunto, o que não era usual no passado.