Startup lança solução para marcas estimularem compra dos consumidores

Ferramenta lançada pela Incentive.me reduz em até 30% os investimentos com campanhas promocionais realizadas pelas indústrias; Clientes impactados pelas ações podem resgatar opções diversas de prêmios, em centenas de varejistas pelo país

Jansen Moreira, CEO e fundador da Incentive.me.

A Incentive.me, principal plataforma tecnológica para campanhas de incentivo de vendas do Brasil, acaba de anunciar o lançamento de um novo produto, o Minha.Promo. O objetivo da solução é possibilitar que as marcas estimulem a conversão de venda de determinados produtos, oferecendo aos consumidores prêmios em forma de produtos e serviços - de uma casquinha de sorvete até carros - como incentivo para a compra.

A novidade, que pode ser utilizada pelas marcas tanto em lojas físicas como no e-commerce, foge do modelo tradicional por ser menos onerosa e capaz de aumentar a probabilidade das conversões de vendas. Isso ocorre porque o Minha.Promo permite que o cliente solicite o benefício de maneira rápida e simples, uma vez que a sua automação captura os dados e valida automaticamente a participação na promoção.

Segundo o CEO e fundador da Incentive.me, Jansen Moreira, a novidade mostra como a tecnologia e a sua associação com ações de incentivo criam um ferramental poderoso para a indústria impactar o seu público-alvo. “Com a solução, os vendedores e promotores de venda se tornam verdadeiros influenciadores no ponto de venda, pois passam a usar a premiação para converter o cliente a comprar com eles o produto”, diz. “O uso de ferramentas tecnológicas permite comoditizar soluções, antes reservadas apenas para grandes campanhas, para resolver dores efêmeras do setor, como por exemplo, acelerar a venda em uma loja com o estoque alto”, completa.

Solução também é alternativa para redução de custos regulatórios

Por questões regulatórias, promoções que preveem sorteios, concursos ou entrega de vale-brindes com quantidades limitadas precisam ser registradas junto à Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia (SECAP). Nestas situações, além do tempo necessário para entrar com o pedido de autorização antes do início da campanha (o órgão pede um prazo mínimo de 30 dias de antecedência), há uma taxa de fiscalização e, os prêmios que não forem entregues, prescrevem tendo que terem seus valores recolhidos ao governo, o que encarece bastante qualquer iniciativa do tipo.

“As campanhas como são feitas hoje têm suas divulgações realizadas via promotores e exposições de materiais publicitários nos PDVs, sem contar o fato da necessidade de distribuir e recolher os prêmios. Isso, além de tomar tempo e dinheiro, força as empresas a colocarem um projeto com prazo mais alongado para justificar tal esforço. Nesse cenário, as marcas se veem na obrigação de estipular limites financeiros para não correrem riscos do investimento sair mais alto do que o planejado”, esclarece Moreira.

Como forma de otimizar esse processo, a Minha.Promo permite que as campanhas sejam inseridas e retiradas do ar sem a necessidade de definição de limites financeiros. “Até por isso, a nova solução é capaz de eliminar esses custos regulatórios, que muitas vezes podem chegar até 30% de uma premiação. Portanto, é uma estratégia de promoção que se renova a cada dia, ficando à mercê apenas dos estoques das lojas”, enfatiza o CEO.

Para o empreendedor, a Minha.Promo faz parte da revolução que está ocorrendo no nicho de incentivos, trazendo a agilidade, flexibilidade e eficiência necessárias para operar nos diversos elos da cadeia, do distribuidor à ponta do varejo.

Moreira também reforça a importância da ação nos pontos de venda para este cenário, visto que 70% das decisões de compra ocorrem nesses ambientes, como aponta relatório da Nielsen Media Research. “Vemos várias empresas se tornando relevantes na obtenção e disponibilização de dados, mas muitas delas não têm ferramentas para engajar e estimular os clientes a consumir”, explica. “O Minha.Promo resolve esse problema, pois o time de vendas passa a ter maior capacidade de garantir as conversões e os consumidores saem mais satisfeitos em relação à experiência de compra”, complementa.

*Mercado de promoções em franco crescimento*

O novo produto posiciona a Incentive.me em um mercado que, no ano passado, registrou uma distribuição superior a R$ 600 milhões em premiações aos consumidores - um crescimento acima de 50% frente a 2020. Em número de promoções registradas, o avanço impressiona ainda mais: até meados de outubro foram formalizadas 4.280 campanhas, o dobro em relação ao ano passado inteiro. Os dados são do Sistema de Controle de Promoções Comerciais (SCPC).

“Analisando o setor e nosso posicionamento, o Minha.Promo consegue dobrar o mercado potencial da Incentive.me no longo prazo. Com a nossa base superior a 100 mil vendedores, nós temos a melhor proposta de valor para as marcas que querem usar a estratégia de Promoções Comerciais”, finaliza Jansen Moreira.