Digitalização e modernização do setor incentivaram o crescimento da Pontomais, que preza pela agilidade e eficiência dos serviços

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva, Acesso Digital e Cia de Talentos em abril de 2020, 47% das empresas planejavam adotar o uso de soluções digitais para a área de recursos humanos. A busca por essas novas ferramentas já era algo previsto para as empresas, porém, com a pandemia, o setor de RH passou por um processo de digitalização intenso nos últimos dois anos. Acompanhando essa digitalização e o desenvolvimento do setor, a Pontomais, líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs, teve um aumento de 77% no seu faturamento no ano de 2021.

“A tendência das empresas em consumirem plataformas mais modernas, colaborativas e especializadas incentivou o crescimento do setor. Com esse impulsionamento, a Pontomais cresceu 108% na aquisição de faturamento recorrente em 2021”, afirma Hendrik Machado, CEO da startup. O empreendedor acredita que, junto à digitalização do setor e as necessidades que surgiram com a pandemia, o fato das empresas estarem cada vez mais preocupadas com a transparência, a colaboração e o bem estar de seus funcionários é um dos motivos para o crescimento da empresa neste período.

Além do aumento no faturamento, a startup expandiu a sua carteira de clientes em 46% entre dezembro de 2020 e o mesmo período de 2021. Ainda sobre o crescimento interno, hoje a startup conta um time de 210 Pontomakers, como são chamados os funcionários da empresa, com previsão de 320 para dezembro/2022. Esse número representa um aumento de 55% do time no último ano.

Ainda segundo Hendrik, “a digitalização é um caminho sem volta, a tecnologia está presente no dia a dia e facilitando nossas rotinas, otimizando nosso tempo e permitindo uma qualidade de vida ainda melhor”, sendo assim, a expectativa para os próximos anos é de um mercado cada vez mais aquecido e promissor para a startup, que planeja investir na horizontalização do seu negócio, criando novos subsistemas que vão de encontro com as demandas dos clientes, buscando desburocratizar os processo de RH como um todo e oferecer uma gama maior de ferramentas, garantindo  mais comodidade e agilidade para seus clientes.

Hendrik destaca que neste último ano o maior aprendizado da empresa foi sobre a importância de investir na marca empregadora. Com a finalidade de reter os talentos e estabelecer um relacionamento com os colaboradores, a empresa desenvolveu ações de salário emocional, licença maternidade e paternidade estendida, diversos vales como home office, refeição e combustível, além de práticas como a do Conecta - momento de descompressão durante o expediente que incentiva conversas sobre qualquer assunto, menos trabalho - melhoria dos benefícios e gratificações. Com isso, no período de um ano, a startup praticamente dobrou o time de colaboradores.