A Stefanini Cyber, plataforma focada em Inteligência e cibersegurança, junto com a N1 IT, empresa especializada em consultoria de serviços na nuvem, ambas do Grupo Stefanini, promovem no dia 23 de maio, às 10h, o webinar “Jornada end-to-end de Segurança Digital com IA”. O evento será conduzido por Nivaldo Araújo, CEO da N1 IT, e Vinicius Alves, IA Product Manager na Stefanini Cyber.
Não é novidade que as estratégias cibercriminosas estão sempre evoluindo, o que dificulta a detecção e resolução dos ataques. A Inteligência Artificial Generativa (GenAI), o comportamento inseguro dos funcionários, os riscos de terceiros, a exposição contínua a ameaças e as falhas na comunicação com o conselho administrativo em questões de segurança, junto com abordagens centradas na identidade, impulsionam as tendências em segurança cibernética para 2024. Assim, manter uma estratégia atualizada de defesa é essencial.
Durante o webinar, as empresas apresentarão soluções da plataforma de inteligência artificial da Stefanini (SAI CYBER), que endereçam as principais tendências que moldarão o cenário da cibersegurança em 2024, como:
- Autenticação multifator: Tendência que já rompeu a bolha das organizações e chegou aos usuários comuns. Com o aumento do número de hackers que invadem redes sociais para aplicar golpes dos mais variados tipos, muitas pessoas deixaram de confiar apenas em senhas e já aderiram ao uso da autenticação externa.
- Zero trust: Abordagem proativa, focada em proteger contra ameaças externas e violações internas continuará ganhando popularidade já que seu resultado é o fortalecimento da postura de segurança e a diminuição da ocorrência de acessos não autorizados.
- Internet das coisas (IoT): Cada vez mais presente na vida cotidiana, com pessoas transformando suas casas em residências inteligentes e utilizando dispositivos como smartwatches. Com tantos aparelhos interconectados e com acesso à internet que vários pontos de acesso para ciber atacantes são descobertos diariamente, resultando em vazamentos de dados e invasão de privacidade, por exemplo. Para esse ano, devem dedicar esforços para aumentar a segurança desses dispositivos e das redes em que se conectam.
- Ameaças internas: O elo mais fraco da maturidade cibernética, ainda é o usuário. De maneira acidental, colaboradores podem comprometer a segurança ao acessarem links suspeitos ou realizarem um download de fonte não identificada. É necessário focar em treinamentos para criar e manter a consciência sobre os riscos dessas ações, para diminuir esse risco.
- IA generativa: Ambos os lados se beneficiarão com o avanço da inteligência artificial: os criminosos virtuais a utilizam para refinar seus ataques, enquanto cabe aos especialistas utilizar seu potencial para defender ativos importantes. Com a IA, é possível analisar, detectar e responder a ataques em tempo recorde, sintetizando dados em segundos e identificando padrões que poderiam passar despercebidos. Na era da IA versus IA, escolha ter ao seu lado a equipe certa.
– Ransomware: Essa ameaça persiste em evoluir, para este ano, espera-se que os cibercriminosos desenvolvam técnicas mais sofisticadas, aumentando o perigo para usuários e empresas. Diante dessa realidade, a cibersegurança requer adaptação e inovação contínuas, exigindo que profissionais e instituições estejam preparados para enfrentar as ameaças emergentes.
‘’Como líderes neste setor, é vital estarmos à frente das ameaças cibernéticas que continuam a se sofisticar. Durante o webinar, teremos a oportunidade de apresentar soluções de segurança da informação embarcadas com IA, e mergulhar profundamente nessas tendências emergentes e entender como elas estão moldando o cenário da cibersegurança’’, comenta Nivaldo Araújo.
“Enquanto a N1, demonstrará soluções que simplificam a configuração de equipamentos, economizando tempo e esforço, enquanto a segurança dos dados é fortalecida com criptografia avançada e garantimos atualizações em tempo real em todas as estações de trabalho, a Stefanini Cyber demonstrará soluções para agilizar o tempo de resposta a incidentes em operações de segurança.”
Essas medidas integram uma jornada end-to-end de construção de resiliência cibernética, tema central do nosso webinar”, completa Vinícius Alves.
A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link.