A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) divulgou uma pesquisa recente que mostra a evolução das transações bancárias. Segundo a instituição, de cada dez, com ou sem movimentação financeira, seis são feitas por meios digitais, celular ou computador. O aumento na quantidade de transações com movimentações financeiras pelo smartphone chegou a quase 80% no ano passado, sendo que os aplicativos dos bancos se tornaram o canal preferido da população brasileira para fazer pagamento de contas e transferências de dinheiro.

Seguindo a tendência de transformação digital vivenciada pelo mercado, a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia e com forte atuação no segmento bancário, participa do CIAB FEBRABAN2019, maior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina. Em seu estande (B15 + B17), a multinacional brasileira apresentará sua jornada de inovação para o segmento, que contempla os processos de onboarding (utilização de biometria e soluções antifraude na abertura de conta – document check); empréstimos, investimentos, transferência, cartões, pagamento, saque, conveniência e câmbio). Também apresentará a solução Topaz, com capacidade de realizar todas as etapas do gerenciamento do banco, permitindo que empresas financeiras de qualquer porte transformem seus processos de Core Banking com maior agilidade, performance, segurança, escalabilidade e redução de custos.

“A solução da Stefanini está preparada para atender a estratégia de qualquer banco. Temos uma plataforma robusta e uma equipe totalmente capacitada para apoiar a construção desse novo mundo”, afirma Jorge Iglesias, diretor da Stefanini.

A multinacional brasileira conta com uma oferta completa de banco digital, que pode ser implementada em no máximo quatro meses. Cada projeto pode ser desenhado de maneira consultiva, podendo incorporar, de acordo com a demanda, as seguintes soluções: originação de cadastros, contas e créditos; a assistente virtual Sophie; soluções para assinatura eletrônica de contratos pela web ou via aplicativo, assinatura digital, ferramentas de segurança cibernética e imagens para gestão de garantias dos créditos de agronegócio; captura de documentos e processamento de imagens; tesouraria e backoffice, plataforma de engajamento e analytics. “O ecossistema de inovação da Stefanini garante a oferta de uma solução ponta a ponta para tornar as instituições financeiras ainda mais competitivas”, reitera Jorge Iglesias.

De acordo com o Ailtom Nascimento, vice-presidente da Stefanini, os bancos vêm integrando e atuando de modo orientado por meio de APIs. Portanto, é possível aumentar o nível de qualidade e o amadurecimento das plataformas criando uma infraestrutura para acelerar a entrega de novos serviços para o consumidor final, que almeja novas experiências. “Trabalhamos no desenvolvimento de projetos que envolvem soluções de Big Data e Analytics, Inteligência Artificial e Tecnologia Cognitiva, Machine Learning e IoT, que são fortemente aplicadas. É plausível desenvolver diversas aplicações na indústria financeira, em soluções de meios de pagamentos e projetos que melhoram a experiência do usuário e o engajamento com novas soluções móveis”, comenta o executivo.

A Stefanini também discutirá durante o evento a importância do conceito de Open Banking. Com sua regulamentação, a proposta é deixar o sistema financeiro mais transparente e competitivo, além de empoderar o cliente, que passa a ser dono de seus dados, podendo transacionar da forma mais conveniente. As pessoas podem movimentar suas contas a partir de diferentes plataformas e não só pelo aplicativo ou site do banco.

Durante o CIAB, a Stefanini promoverá algumas dinâmicas de cocriação para que os visitantes possam apresentar algum problema da área bancária e discuti-lo com a equipe – em torno de 50 minutos – em busca de uma solução. “Tudo de forma bem interativa e ágil”. Haverá ainda um espaço dedicado a palestras de executivos da Stefanini. Ao todo serão 17 – cerca de uma palestra a cada uma hora, ao longo dos três dias de evento.

Case de Sucesso

A Stefanini foi responsável pelo desenvolvimento do core bancário no qual se baseia o Woop Sicredi, plataforma digital lançada pelo Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, e que atende a 3,7 milhões de associados.

O projeto contemplou a substituição gradual do core bancário, sistema que processa os produtos e serviços, com o objetivo de atender a demanda dos associados por conveniência e agilidade, além de conectar mais pessoas por meio do cooperativismo. “Com uma plataforma modular,escalável e fortemente integrada aos canais digitais, por meio de APIs, esperamos ampliar, em 2019, nossa atuação em outros bancos do Brasil e América Latina”, destaca o executivo.

Topaz em módulos

Atualmente, existem três categorias do Topaz. A primeira delas é o Topaz Banking, que suporta todas as etapas e processos bancários, como verificação de contas e poupanças, depósitos a prazo e empréstimos comerciais e pessoais. Ele permite operações bancárias em tempo real de forma centralizada, disponível em múltiplos canais, ajudando os bancos a redefinirem seu papel e reimaginarem as relações com os clientes, criando lealdade e novos fluxos de receita para atender seu cliente.

O Topaz Trace é totalmente especializado em compliance. Com ele, é possível fazer monitoramento, gerando listas restritivas, tanto internas como externas, alertas em tempo real, análise de perfil do cliente e dos relatórios de conformidade. Por fim, o Topaz Microfinance atende instituições de microfinanças e microcrédito especializada em processos de depósitos a prazo e remessas.

ANOTE EM SUA AGENDA

Stefanini no CIAB 2019

Estande: B15 + B17

Dias: 11 a 13 de junho

Local:Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro