Stollen, uma tradição viva de Natal
Como receitas podem te levar a tempos antigos e culturas distantes
Em uma pitoresca região da Saxônia, onde atualmente se encontra a Alemanha, uma tradição culinária rica em significado e sabor floresceu durante o período do advento, o Stollen, um pão que na época era seco e duro já que a Igreja havia proibido rigorosamente o uso da manteiga em alimentos consumidos durante as 5 semanas de jejum do advento.
Anos se passaram, e algumas famílias astutas conseguiram obter uma permissão especial para torná-lo em algo verdadeiramente digno da realeza. Assim, nasceu o "pão dos Reis", uma iguaria rica em manteiga, frutas e castanhas, que encantava paladares e corações.
Hoje, na encantadora cidade de Dresden, essa tradição continua viva com a produção dos Stollens, um verdadeiro deleite natalino.
Mas por sorte, não será necessário viajar até lá para aproveitar a deliciosa receita, já que Claudia Bonn de Hollanda, uma habilidosa fisioterapeuta, descendente e apaixonada pela cultura dos alemães, traz à Curitiba o Stollen feito da forma tradicional, dando a oportunidade de experiênciar um pedacinho da história, misturada com manteiga, frutas secas e nozes.
O Stollen nos dias de hoje é uma lembrança saborosa das tradições antigas que se mesclam harmoniosamente com cultura alemã e o espírito do Natal.
Serviço: TudodiBonn
Claudia Bonn de Hollanda
@tudodibonn