Levantamento realizado pelo Grupo Tracker revela que em 2021  o número de roubos e furtos de caminhões cresceram 18% nos três primeiros meses do ano, em comparação com outubro, novembro e dezembro de 2020. O estudo destaca ainda que a média mensal de roubos e furtos entre janeiro, fevereiro e março deste ano foi 25,5% maior do que a média mensal de 2020.

Motivado por esse cenário, cerca de 60% das empresas que operam com frotas de veículos vão investir na adoção ou melhoria de tecnologias para gestão de frota. E 34% pretendem melhorar a segurança e o comportamento dos motoristas e olhar para o gerenciamento de custos envolvidos nessa logística. Os dados são do estudo Tendências para a Gestão de Frotas em 2021, realizado em uma parceria da Trimble Transportation Latam com a Younder EdTech.

A previsão vai ao encontro de cases cada vez mais comuns de empresas que conseguem reduzir custos e otimizar a logística ao investir em uma gestão mais eficiente das frotas, o que também permite aumentar a segurança das cargas e dos motoristas, reduzir a ociosidade e aumentar a qualidade dos serviços prestados. E para que esse processo funcione plenamente, a coleta e consolidação de dados do fluxo logístico é uma importante ferramenta.

A Kore, empresa global e líder na criação de soluções IoT para diversos segmentos, desenvolveu uma solução de rede  que simplifica o rastreamento remoto, monitoramento e gerenciamento de veículos e motoristas, eliminando custos com integrações e configurações. Por meio de SimCards, agora com a nova rede CAT-M1, inseridos em rastreadores instalados nos veículos e conectados a uma plataforma de gestão, o usuário consegue automatizar análises sobre a logística da frota e tomar decisões mais assertivas para simplificar as operações. “Além de prevenir a inatividade dos motoristas, as soluções de rastreamento possibilitam reduzir perdas, roubos e desvios de bens em transporte. Essa solução conta agora com o uso da inovadora rede celular CAT-M1, que substitui o 2G no mundo todo com vantagens”, explica o vice-presidente da Kore no Brasil, Sergio Souza.

Uma das empresas a adotar a nova rede foi a Kontrow, que atua no segmento de telemetria e tem uma frota de 12 mil veículos de 30 clientes. “Já estamos com um total de três mil SimCards da Kore com tecnologia CAT-M1 e iremos migrar os demais veículos para esse sistema. Hoje monitoramos facilmente as exceções, melhoramos a nossa gestão diária e também iniciaremos um projeto de integração completa com o nosso sistema de telemetria, para uma gestão 360º dos nossos devices” destaca Bruno Vieira, Head de Engenharia e Desenvolvimento da Kontrow.

A nova rede CATM-1 substitui a ultrapassada rede 2G em aspectos como maior cobertura e capacidade superior de transmissão de dados, passando de 20KBps em 2G para até 1Mbs. Outro aspecto importante é a iminente possibilidade de desligamento da rede 2G causando uma possível perda de comunicação dos rastreadores atuais. Por ser nova, a rede CATM-1 deve permanecer ativa por muito mais tempo mesmo depois da chegada da nova rede 5G. É importante ressaltar que não há aumento de custo da conectividade, tornando a decisão de migração mais fácil.

Além do CATM-1, a Kore dispõe da plataforma de gestão de conectividade denominada Porthos, que oferece diversas funções, como gerenciamento de consumo das linhas M2M, relatórios customizáveis e dashboard por usuário, gestão de contratos, bloqueio e desbloqueio de consumo dos SimCards , envio de comandos via SMS, central de diagnóstico, e  obter o status atual e o histórico dos três últimos dias de conexão.

Melhora na conectividade, prevenção de quebras e redução no downtime

Após adotar as soluções da Kore, a Kontrow constatou uma melhora no tempo de conectividade de seus dispositivos, chegando a um total de 8h online em média, sem desconexão. Para seus clientes, houve uma redução de até 6% no consumo de combustível, considerando o treinamento aplicado aos condutores e também as atuações automáticas realizadas nos veículos, por meio dos monitoramentos de exceção e de sua inteligência embarcada.

Outra economia para os clientes da Kontrow é a prevenção de quebras dos componentes do motor por baixa pressão de óleo ou excesso de temperatura do motor, que chega a R$ 50 mil por ativo. Além disso, o tempo médio entre falhas nos veículos melhorou 26%.

Mais um ganho percebido foi a redução no downtime dos veículos em operação, pois, com a gestão dos itens mecânicos, os clientes da Kontrow conseguiram ser mais efetivos nas revisões preventivas, abrangendo todos os itens antigamente ocultos, e também passaram a programar manutenções preditivas para serem realizadas durante a permanência do veículo na garagem.

No quesito segurança, o ganho foi na prevenção de acidentes que poderiam ser causados pelo motorista. Toda a gestão do comportamento do motorista é calculada instantaneamente pelo computador de bordo da Kontrow e, em caso de exceções, o condutor é alertado de imediato, por meio de avisos sonoros e luminosos.