Cerca de 30% da população mundial sofre com tontura
Os cuidados com a saúde são sempre essenciais para manter a qualidade de vida e tais cuidados devem ser redobrados durante a terceira idade. Além da saúde física em geral, cuidados com o sistema auditivo também devem ter atenção especial, isso porque é por meio da audição que se absorve sons e mantém a comunicação humana em dia. A abolição desta pode gerar transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão, sensação de abandono e/ou exclusão. Ademais, a falta de cuidados pode causar sintomas desagradáveis que podem ser evitados com tratamento com um médico Otorrinolaringologista especializado em Otoneurologia, como a tontura por exemplo.
A tontura é o segundo sintoma que mais tem busca de atendimento médico no mundo, perdendo apenas para a dor. Tal sintoma é provocado pela disfunção do labirinto, principal sensor de movimento localizado no ouvido interno. O diagnóstico é essencial para o tratamento e reabilitação da tontura, principalmente em casos de quedas e fraturas de idosos. Em razão disso, o Hospital de Clínicas da UFPR concede equipamentos especializados para avaliação e reabilitação para pacientes com essa disfunção.
“Essa é uma grande conquista e um ótimo avanço rumo a uma melhor qualidade de vida a todos os brasileiros” comenta a Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, Otorrinolaringologista especializada em Otoneurologia sobre o avanço tecnológico para o tratamento e reabilitação de pessoas diagnosticadas com tontura.
Para mais informações:
Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
Telefones: (41) 3225-1665 ou (41) 9216-9009
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com
Endereço: Rua Fernando Simas, n° 705, quarto andar, nas salas 41 e 42, Bairro: Mercês, Curitiba, PR