Em 2027, entrará em vigor a resolução nº 4.966/21, nova norma contábil para instituições bancárias do Conselho Monetário Nacional (CMN), que trará significativas mudanças para o setor financeiro. A recomendação do Banco Central do Brasil (Bacen) é que os testes comecem a partir de janeiro de 2025, dois anos antes do início oficial da vigência. Nesse cenário, a Topaz, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções financeiras digitais e com atuação em mais de 25 países, destaca-se por liderar a adaptação das soluções oferecidas aos clientes ao novo modelo com agilidade e eficiência.

A mudança aproxima o Brasil das normas mundiais, em especial o Padrão Internacional de Relato Financeiro - IFRS 9, que classifica, reconhece, mensura e provisiona instrumentos financeiros. É esperado que a medida dê mais segurança aos investidores, órgãos reguladores internacionais e agentes do mercado ao proporcionar maior transparência de resultados, lucros e prejuízos.

"Essa conformidade representa um avanço significativo para o país, aproximando-o das normas contábeis globais e reduzindo o Risco Brasil. Nossos produtos de core bancário já estão um passo à frente, pois contemplam as normas de outros países da América Latina que também atendemos", afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.

Para os bancos, o desafio é compreender como operacionalizar de maneira adequada e em larga escala o risco de crédito, considerando novas variáveis que não eram levadas em conta anteriormente. Tudo isso deve ser realizado em uma esteira produtiva que garanta governança e segurança com o mínimo de esforço.

A Topaz não apenas oferece produtos que atendem a grande parte da regulamentação, mas também está na vanguarda no que diz respeito ao entendimento e aplicação das orientações do BC. A empresa está prestando consultoria às maiores instituições financeiras do país e estabelecendo parcerias com outras empresas do setor para acelerar as mudanças previstas.

"Essa medida impacta diretamente quase todos os serviços financeiros vigentes, exigindo que o setor foque nas adaptações necessárias. Isso pode incluir revisão de políticas e até mesmo uma reorganização da estrutura de operações monetárias. Estamos transformando nossos produtos e nos adaptando conforme necessário para auxiliar nossos clientes nesse momento e, assim, ter um produto sólido pronto para os testes em janeiro", comenta Frank Fujisawa, Diretor da Topaz.