Plataforma da multinacional japonesa é utilizada por sete dos 10 principais bancos brasileiros e por quatro das cinco maiores indústrias
A transformação digital das empresas foi acelerada nos últimos anos, em função da pandemia e das mudanças no modelo de trabalho. Isso provocou uma escalada nos crimes cibernéticos, impulsionando o crescimento da Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, que está completando 25 anos de atuação no Brasil e só no ano passado bloqueou mais de 94 bilhões de ameaças em todo o mundo.
A empresa global, fundada na Califórnia, no final dos anos 1980, tem sede em Tóquio, no Japão, e está presente em 65 países. Atualmente, possui cerca de 7.500 colaboradores, sendo 200 na América Latina e 100 no Brasil, onde está em franca expansão, com média anual de crescimento de 35%, nos últimos três anos.
“O Brasil sempre foi um dos principais países da América Latina para a Trend Micro, uma referência, tanto pela complexidade do mercado como pelo nível de exigência dos clientes. Eu atribuo o nosso sucesso aos ‘trenders’, ou seja, aos nossos funcionários, um time focado e que possui um olhar atento ao cliente. Entendemos que cada cliente tem o seu desafio e sempre questionamos como a nossa plataforma pode auxiliá-lo”, ressalta Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro Brasil.
O executivo também atribui o êxito da empresa no país ao forte ecossistema de parceiros. “Temos alianças estruturadas e consolidadas com os mais importantes e relevantes fornecedores de tecnologia, para oferecer soluções integradas, com eficiência e agilidade, no melhor custo-benefício”.
A Trend Micro espera fechar 2022 com um faturamento global de US$ 1,8 bilhão. Ano passado, a empresa apresentou um crescimento recorde, com aumento de 30% na receita recorrente anual (ARR), o que representa ganho de mais de US$ 550 milhões. Impulsionada por novas oportunidades em nuvem e demanda por detecção e resposta estendidas (XDR), a carteira de clientes por subscrição cresceu 14%, em 2021.
“No Brasil a nossa ideia é seguir crescendo dois dígitos por ano para duplicar o faturamento em três anos. Para isso, pretendemos dobrar a nossa estrutura, gerando mais oportunidades para quem está dentro de companhia, conquistando novos clientes, estabelecendo alguns processos, além de dar oportunidade para a chegada de novos talentos”, revelou o diretor geral da Trend Micro Brasil.
A Trend Micro cresceu ao redor do mundo, nas últimas décadas, tornando-se líder de mercado em segurança de nuvem híbrida, defesa de rede, segurança para pequenas empresas, endpoints e muito mais. Também expandiu sua área de atuação, com o estabelecimento da subsidiária VicOne, que conta com parceria da Microsoft para elevar a segurança de veículos elétricos e conectados; e com a criação, em Washington (EUA), da unidade de negócios para tratar de questões específicas das agências federais norte-americanas.
A empresa também vem sendo reconhecida de várias formas por analistas e parceiros do setor. No levantamento da Forrester, a Trend Micro foi nomeada, em 2021, líder global em solução XDR (Extended Detection and Response) e este ano conquistou também a liderança em Detecção e Resposta de Endpoint (EDR). Já a consultoria Gartner classificou a Trend no prestigiado quadrante de empresa “Escolha do Cliente”.
Este ano, lançou uma inovação na área de cibersecurity, a Trend Micro One, plataforma unificada de segurança digital composta por um leque de parceiros que juntos são capazes de formar um ecossistema de tecnologia, oferecendo melhor compreensão, comunicação e redução dos riscos cibernéticos. “Além de conectar todos os sensores que temos dentro da Trend Micro, ela também interliga os sensores de terceiros, trazendo visibilidade ao cliente, para que possa identificar possíveis ataques em tempo de serem resolvidos. É uma plataforma que vem sendo muito utilizada no Brasil. Dos 10 principais bancos, sete estão usando o Trend Micro One, assim como quatro das cinco principais indústrias brasileiras, o que nos enche de orgulho”, finaliza Cesar Candido.