Uma rede construída para o sucesso acadêmico
David Rodríguez, Diretor de Pré-vendas e Serviços da ALE para América Latina
Os alunos de hoje são nativos digitais, cresceram com informações disponíveis ao toque de um botão. Eles aproveitaram a onda da transformação digital acelerada no setor educacional por meio do aprendizado remoto durante a crise da saúde, e agora podem aproveitar a flexibilidade por meio do aprendizado remoto, local e híbrido.
Mas a transformação digital nas faculdades e universidades não é apenas adicionar novas plataformas, tecnologias sem fio ou equipamentos sem propósito ou estratégia real. Trata-se da transformação do campus – usando tecnologias digitais para melhorar a maneira como os alunos aprendem, a forma como os alunos e a equipe interagem, colaboram e otimizam a experiência geral do aluno.
Um ambiente de tecnologia que envolva ativamente alunos e professores e ofereça experiências de aprendizado digital personalizadas centradas no aluno deve ser construído sobre uma rede confiável. A base de rede de um campus conectado com sucesso é uma rede flexível, construída para atender às necessidades em evolução daqueles que a utilizam, ao mesmo tempo em que é simples de gerenciar e econômica na execução.
O sucesso no campo educacional não depende somente da atualização de currículos e instalações, mas também da rede de conectividade dos campi.
Conectividade na Universidade de Linköping
A Universidade de Linköping, no sul da Suécia, realiza pesquisas interdisciplinares e oferece programas educacionais inovadores, muitas vezes com foco vocacional. A universidade está espalhada por quatro campi em três cidades, com seus 35.900 alunos e 4.300 funcionários apoiados por uma única equipe de TI.
A rede da Universidade de Linköping era composta por uma arquitetura padrão de três camadas com um núcleo roteado que não atendia mais aos requisitos da instituição. A instalação, a configuração e o gerenciamento da rede eram complexos e demorados para a equipe de TI responsável pelo vasto campus. E os equipamentos ultrapassados já não eram ágeis o suficiente para acompanhar as demandas dinâmicas da universidade e de seus alunos.
Para padronizar e estabilizar a rede, atender às expectativas dos usuários e reduzir custos, a Universidade de Linköping decidiu implementar uma solução de rede moderna da Alcatel-Lucent Enterprise. O projeto começou com a implementação da camada de acesso, seguida pelos switches centrais e uma solução de campus baseada em Shortest Path Bridge (SPB) conectando todos os quatro sites.
A Universidade de Linköping decidiu usar o SPB em sua nova rede de campus para se beneficiar do gerenciamento simplificado, configuração de switch amplamente automatizada e uma considerável redução de custos. O SPB fornece tráfego no caminho mais curto disponível e permite a virtualização da rede em redes de nível de operadora e data centers.
A rede menos complexa, mas mais eficiente, criada por meio do SPB significa que carregar, compartilhar e usar todas as conexões físicas disponíveis faz com que a largura de banda disponível aumente, e o desempenho melhora significativamente por meio de malha multi-path para distribuição de tráfego.
A arquitetura existente da Linköping, que incluía infraestrutura de rede com dutos construídos à mão e conexões físicas diretas para conectividade da camada dois, foi eliminada e substituída pelo SPB. Além disso, as redes de data center (DC) da Linköping também foram substituídas e integradas à malha SPB, possibilitando o suporte de clientes virtuais e de servidores fora do DC, através da rede pronta para nuvem.
Após as atualizações da ALE, as arquiteturas de rede física e lógica agora estão completamente separadas. Os usuários podem se conectar automaticamente usando qualquer dispositivo, em qualquer lugar, a qualquer hora à parte mais adequada da rede a partir de qualquer ponto dela. Isso libera tempo e recursos para a equipe de TI.
Foi implementado também um novo sistema de gerenciamento de rede (NMS) para aliviar a carga da equipe de TI da universidade. Com isso, o time trabalha em outros projetos com mais foco e serviços adicionais aos seus clientes, enquanto a rede cuida de si mesma.
Benefícios de uma rede da era digital
Essas atualizações facilmente escaláveis trouxeram o campus da Universidade de Linköping para a era digital. Os 35.900 alunos da universidade agora podem se movimentar livremente entre os campi e ainda desfrutar do mesmo acesso à rede. Graças à nova rede, resiliente e segura, o acesso também pode ser fornecido a parceiros externos, moradores dos edifícios universitários, prestadores de serviços e convidados que usam seus próprios dispositivos.
A equipe de TI da Linköping agora pode usar a nova rede como um trampolim a partir do qual ambientes de rede personalizados podem ser construídos com muito pouco esforço. Por exemplo, redes IoT para fins especiais com conectividade de camada dois entre campus e locais for a do campus. E com a nova rede altamente automatizada, a equipe de TI tem tempo e recursos para concretizar esses projetos.
Do ponto de vista financeiro, tanto as despesas de capital da universidade quanto as despesas operacionais foram reduzidas ao mesmo tempo e o custo por porta de rede diminuiu 80%. Atualizações e novos recursos agora podem ser instalados uma vez e ficam imediatamente disponíveis em toda a rede, o que significa que nenhum recurso de TI adicional ou deslocamento de técnicos é necessário para a implantação de novos recursos e atualizações.
O que pode parecer uma simples atualização de rede resulta em benefícios para a equipe de TI, professores e, mais importante, para os alunos da Universidade de Linköping. Um campus bem conectado melhora a experiência educacional para os alunos, o que, por sua vez, atrai futuros alunos. Essa é a criação de um círculo virtuoso para estabelecimentos de ensino prósperos com uma estratégia de transformação digital orientada e significativa.