A Enel Brasil vai disponibilizar cerca de 580 equipamentos que irão auxiliar várias cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará no armazenamento e transporte de vacinas contra a Covid-19. A ação faz parte do movimento nacional e apartidário Unidos pela Vacina, que tem a meta de viabilizar a imunização de todos os brasileiros. A Enel Brasil, em conjunto com o Grupo Mulheres do Brasil, lidera as ações do Unidos pela Vacina entre o empresariado de São Paulo e as prefeituras do estado. No total, a empresa está destinando cerca de R$ 3,3 milhões na aquisição e entrega dos equipamentos, principalmente, por meio de investimentos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Ao todo, serão entregues 260 equipamentos de refrigeração, entre refrigeradores científicos e geladeiras, a prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, além de 320 caixas térmicas equipadas com termômetros para cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, para garantir o transporte adequado dos imunizantes. As entregas começaram no mês de julho no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, serão entregues 150 equipamentos, entre refrigeradores científicos e geladeiras, além de 200 caixas térmicas equipadas com termômetros para garantir o transporte adequado dos imunizantes. O evento simbólico, que marca o recebimento de equipamentos, será realizado na cidade de Ribeirão Pires, dia 17/09.
Lançado em fevereiro deste ano, o Unidos pela Vacina é uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, em conjunto com empresários de todo o país, para acelerar o programa de vacinação da população brasileira. O movimento, que reúne centenas de entidades, empresas, associações e ONGs, realizou uma pesquisa diagnóstica para mapear as principais necessidades das prefeituras para promover a imunização da população. O levantamento contou com a participação de 100% dos municípios brasileiros e identificou que o armazenamento e transporte adequados das vacinas eram um dos principais desafios a serem vencidos.
Em São Paulo, algumas prefeituras receberão da Enel os refrigeradores científicos, geladeiras e caixas térmicas. A Enel e o grupo Mulheres do Brasil coordenam os trabalhos no estado, para que empresas privadas e instituições possam amadrinhar todas as prefeituras de São Paulo. Com o amadrinhamento, uma empresa, pessoa física, instituição ou grupo de empresas se compromete a doar produtos e serviços que ajudarão a viabilizar o processo de vacinação, seja financiando ou coordenando o uso de recursos dentro da proposta acordada com as prefeituras. Em São Paulo, diversas empresas já se engajaram no movimento.
“A ação é uma parceria que envolve empresários paulistas, prefeituras municipais e Governo do Estado, e tem como finalidade incentivar a imunização de todos os brasileiros. Nosso papel é atuar de forma coordenada, convocando e incentivando o setor empresarial e instituições a se unirem a essa rede corporativa do bem. A atribuição das empresas não é a aquisição de vacinas, mas de dar suporte aos municípios atendendo suas necessidades no processo de vacinação. Podemos contribuir auxiliando as prefeituras a terem uma melhor estrutura operacional por meio de doações de equipamentos e serviços que facilitem e acelerem a vacinação de toda a população”, afirma Guilherme Lencastre, presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil e de suas distribuidoras, e líder empresarial no Rio de Janeiro do movimento Unidos pela Vacina.
O movimento Unidos Pela Vacina ainda busca outras empresas parceiras que possam apoiar alguns municípios de São Paulo com outros insumos, mais equipamentos de refrigeração, além de suporte na organização de drive-thru para vacinação. Companhias ou instituições interessadas podem entrar em contato diretamente com o movimento no e-mail sp@unidospelavacina.org.br.