Atender aos anseios das áreas de negócios das empresas é o grande foco das parcerias estratégicas de sucesso. Cada vez mais, as corporações sabem do valor dos dados e querem investir no desenvolvimento de suas próprias soluções analíticas, de modo a utilizar as informações com precisão e segurança, sempre que necessário. Essa será uma das abordagens da participação da Scala, empresa do Grupo Stefanini especializada em Processos, Analytics e Inteligência Artificial aplicada para otimizar resultados, no Data Analytics Innovation, evento que será promovido pela  EBDI nos dias 30 e 31 de março, no interior de São Paulo.

No dia 30 de março, às 15h30, o head do Time de Soluções para Clientes da Scala, Douglas Katoch, abordará em sua palestra o tema “Como alinhar pessoas e métodos para alavancar o uso de soluções analíticas que ajudem na inteligência e transformação do negócio”. O objetivo é mostrar a importância de organizar uma metodologia que considere como o dado é trazido, trabalhado e transformado com qualidade para ser utilizado nas soluções analíticas das organizações.

Além de métodos bem definidos, Douglas destacará a importância de envolver pessoas que tenham a missão de interagir com as áreas de negócio e desenvolvê-las. “É importante compreender que faz parte da nossa missão apoiar a conscientização das pessoas no bom uso dos dados e no emprego adequado de capacidades analíticas que façam sentido ao negócio. As empresas necessitam se preparar do ponto de vista tecnológico, mas também precisam contar com um bom time para fazer isso acontecer. Uma jornada analítica bem-sucedida significa prover para a organização o autosserviço dos dados e maturidade para desenvolver iniciativas analíticas que melhorem suas operações.”, explica o executivo da Scala.

De acordo com Douglas, as áreas de negócios entendem que podem se beneficiar das soluções analíticas e estão dispostas a se desenvolver nisso, porém esse respaldo demanda um preparo muito alto das áreas internas de tecnologia e de dados, principalmente em tamanho de equipe. “Por isso, a importância de atuar com parceiros que possam entender a maturidade de cada empresa e identificar as principais necessidades para desenvolver uma jornada que atenda aos objetivos do negócio, combinando metodologia, skill e cultura de ponta a ponta”, finaliza Katoch.

A Scala e a EBDI são parceiras e realizam, anualmente, fóruns de debates para mostrar a importância de analytics nas empresas e na vida de qualquer cidadão. Os resultados dos primeiros encontros, que reuniram experiências e casos de uso e tendências, estão consolidados em um e-book.