Fundada em 2020 pelos sócios André Ikeda e Guilherme Decca, a VO2 Capital é uma boutique family office que oferece soluções em gestão de patrimônio e gerenciamento de investimentos, e apresenta ao mercado brasileiro uma nova alternativa para investimentos no exterior. A partir de um conceito inovador em gestão de ativos com co-investimentos, que opera diretamente o portfólio do cliente e sem a intermediação de fundos terceiros em negócios fora do país, a companhia hoje gerencia cerca de R$800.000,00 investidos nos Estados Unidos, nas áreas de wealth e advisory.
Criada pelos executivos brasileiros Guilherme Decca e André Ikeda, ambos com carreiras consolidadas no exterior e mais de 20 anos de experiência na gestão e desenvolvimento de negócios no mercado financeiro, a empresa também possui um total de 12 em projetos de Real Estate com uma expectativa de crescimento no mercado norte-americano de 30% em 2022.
“A VO2 está no mercado para proporcionar um novo formato de gerenciar ativos de grupos familiares brasileiros no exterior. Em linhas gerais, o comum no mercado é a alocação de ativos em fundos e produtos originados por outras instituições. Fazemos isso de uma forma diferente, operando direto no portfólio do cliente,quando investimos em Real Estate e Private Equity fazemos tudo com co-investimento colocando nosso capital primeiro e na sequência levantamos fundos de terceiros” explica Guilherme Decca, CEO e Fundador da VO2 Capital,
A união entre os investimentos e o futebol
Apaixonado por futebol, e principalmente pelos times ingleses, Decca resolveu utilizar de seus mais de 20 anos de experiência em gestão e investimentos para a compra de um clube. Procurando por um time com potencial de crescimento, ele e André Ikeda se depararam com a cidade de Wakefield, no distrito da região de West Yorkshire - a maior cidade da Inglaterra sem um time profissional na EFL (English Football League) - e seu time Wakefield AFC, na época na 11a divisão.
Logo foi decidido que o Wakefield receberia um técnico brasileiro, Gabriel (Gabe) Mozzini, e foi com essa liderança brasileira que o time se manteve invicto por 18 jogos seguidos, se tornando campeão da 11ª divisão inglesa, chamada de Sheffield & Hallamshire County Senior Football League. Com a vitória, veio também a promoção para a 10a divisão inglesa.
De acordo com Decca, que também atua como Chairman do clube, o primeiro passo da gestão brasileira foi focado em investimentos na parte de analítica e mudar a filosofia do clube dentro e fora de campo, incluindo nova comissão técnica, alinhada com a nova visão do clube, que começou em Janeiro de 2022.
“Hoje em dia possuímos departamento de análise de dados com mais recursos que muitos times profissionais e já começamos a colher os frutos em campo” finaliza André Ikeda, sócio da VO2 Capital e membro do Board do Wakefield AFC.