O Brasil comemora o Dia do Médico em 18 de outubro. Nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia, os profissionais da saúde ficaram em ascensão pela importância indiscutível que tiveram em meio à crise sanitária. Para acompanhar a onda de crescimento da COVID-19, junto com a necessidade de uma inovação tecnológica, tanto os pacientes quanto os profissionais tiveram que se reinventar.
Segundo dados da Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, o aumento de consultas por telemedicina foi de 122% na plataforma, e isso só foi possível porque as healthtechs tiveram um papel extremamente essencial nesse cenário, dando todo suporte na rotina de profissionais da área da saúde, apostando em softwares e novas tecnologias cada vez mais completas e funcionais.
“Temos a missão de tornar a experiência em saúde mais humana e, por meio da tecnologia, acreditamos ser um caminho de profundas transformações positivas. A telemedicina, por exemplo, rompeu barreiras e hoje é a forma de conexão e aproximação mais segura de quem necessita de um cuidado em saúde, com quem pode ofertar um ótimo atendimento, sem a necessidade de deslocamentos. Todas essas mudanças têm sido benéficas não só para os médicos e profissionais da saúde, como para todos os outros agentes desse ecossistema”, afirma Cadu Lopes, CEO da Doctoralia.
Segundo Lopes, assim que a necessidade pela telemedicina surgiu, a healthtech já estava totalmente preparada e conseguiu rapidamente colocar toda sua tecnologia em prol da gestão médico-paciente. Em pouco mais de dois anos foram realizadas mais de 2 milhões de teleconsultas e cerca de 20 mil médicos utilizaram essa modalidade de atendimento na plataforma no Brasil.
Neste cenário, médicos precisam se conectar às novas tecnologias e aprender a fazer o melhor uso de tais recursos. Além disso, a pandemia de coronavírus mostrou com mais intensidade como é necessário que especialistas estejam cientes das novas doenças, tratamentos e demais descobertas na área da saúde.
De acordo com André Brandão, CEO da Medictalks, plataforma digital de acesso gratuito com conteúdos feitos por médicos, para médicos, os especialistas da área precisam trocar conhecimentos e experiências a todo momento. ”Depois da COVID-19 e do surgimento de novas soluções inovadoras, o acompanhamento da saúde se tornou um fator ainda mais importante para a área médica. A Medictalks surgiu durante a pandemia e tem atraído cada vez mais profissionais por conta da necessidade de se atualizar de forma constante e com qualidade. Assim, fica claro também como até o modo de estudar dos profissionais está evoluindo”, explica.
Atualmente, o Brasil conta com mais de meio milhão de profissionais. Os números dobraram desde o início do século, segundo o estudo Demografia Médica no Brasil. Sendo clínicos gerais, pediatras e cirurgiões gerais os mais procurados, de acordo com a mesma fonte.