Com o avanço da inadimplência devido à crise gerada pela pandemia, marcas apostam em softwares especializados para reduzir riscos da operação do crediário
O ano de 2020 definitivamente será um período de enormes ambiguidades. Enquanto muitas empresas conviveram com a queda de receita e perda de clientes, outras cresceram de maneira substancial, principalmente aquelas que promovem a Transformação Digital e trazem soluções para diminuir o risco ou custo de operação das companhias. Esse é o caso, por exemplo, do Meu Crediário - empresa que conta com um sistema de gestão on-line voltado ao crediário - que desde o início do ano registrou crescimento de 110% na comercialização de suas soluções, principalmente para pequenas e médias redes varejistas.
De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, o aumento da demanda neste nicho do mercado é explicado pela crise provocada pela pandemia, o que fez aumentar a inadimplência de algumas marcas ao longo do ano. “Hoje o crediário é uma fonte de receita considerável para centenas de redes varejistas. Muitas delas consideraram oportuno o investimento no nosso sistema para conseguir mitigar os riscos da operação”, afirma.
Para o empreendedor, o sistema foi bem requisitado no mercado pelo fato de principalmente facilitar a padronização da análise de crédito em todas as unidades, reduzir sensivelmente a demanda por análises em birôs de crédito, além de possibilitar a automatização de aproximadamente 85% das vendas realizadas via crediário.
Uma das redes varejistas que implementaram neste ano o software de gestão do Meu Crediário foi a Monjuá, loja especializada em moda e calçados com forte presença no estado do Rio Grande do Sul. Com 66 unidades, a marca conseguiu até o mês de outubro reduzir em 14,5% a inadimplência dos clientes no pagamento de parcelas do crediário no curto prazo (até 30 dias de atraso), 26,7% no médio prazo (até 60 dias de atraso) e 33% no longo prazo (90 dias de atraso), comparado com o mesmo período de 2019.
Segundo Felipe Bender, diretor comercial da Monjuá, os resultados conquistados foram possíveis graças à expertise do time do Meu Crediário e também da equipe da rede varejista, que souberam unir forças para tirar todo o potencial do sistema. “O software agilizou a atuação da área de análise de crédito, trazendo o parecer sobre o perfil do cliente e os riscos envolvidos em poucos segundos, evitando longas esperas e até mesmo a desistência da compra por parte do consumidor”, conclui.