A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, será responsável pela entrega de simuladores para o projeto Puma II da Klabin.

O Valmet Training Simulator será utilizado nas áreas de cozimento, lavagem de polpa marrom, peneiramento e refinação (fases 1 e 2). Os simuladores serão utilizados para treinamento no Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD ou DCS) e controles avançados do processo, chamados de APC, juntamente com o treinamento dos operadores de painel de controle. Estes serviços auxiliam na diminuição do risco de paradas não planejadas, especialmente no início do projeto, e também na curva de aprendizado da operação da planta. Para a fábrica de papel, o Valmet Training Simulator e o sistema de automação Valmet DNA serão entregues para preparação de massa, máquina de papel e preparação química.

“Para atender o mercado local, a Valmet conta com um time de suporte dedicado à este produto na América do Sul com base em Araucária (PR), sob a liderança de Rafael Ferreira. Os sistemas DCS e APC bem testados, junto com operadores bem treinados antes e após a inicialização resultam em partidas rápidas e no desenvolvimento de competências a longo prazo”, comenta o gerente de vendas em tecnologia de processamento de fibras, celulose e energia da Valmet na América do Sul, Igor Panassol.

Nos últimos 15 anos, simuladores dinâmicos da empresa finlandesa têm sido utilizados em diversos projetos de celulose e papel em todo o mundo, incluindo fábricas na América do Sul (Brasil e Chile).


Sobre a Valmet
A Valmet, que em 2020 completa 60 anos de atividades no Brasil, é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.
Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 13 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.