Segundo o estudo mensal Radar Scanntech do fechamento de março de 2023, as vendas dos supermercados e atacarejos brasileiros registraram queda em unidades vendidas no mês de março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda de unidades vendidas foi de 1,2%. Na mesma base de comparação, os preços cresceram mais de 10%.

“Com os menores aumentos de preço do ano, mesmo com menor retração de unidades vendidas, março acabou entregando também o menor crescimento de faturamento do ano contra o mesmo período do ano anterior. O efeito calendário da Páscoa impactou positivamente as vendas em março, com redução da queda de unidades em relação a março do ano passado”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Vale lembrar que em 2022 o feriado ocorreu uma semana após a data comemorativa de 2023. Excluindo a cesta de Páscoa, que inclui produtos como atum, azeites, azeitonas, chocolate, chocolate para cobertura, confeitaria, creme de avelã, creme de leite, leite de coco, Ovos de Páscoa, peixes e frutos do mar, sardinha e vinho, a queda nas vendas foi de quase 3%. O desempenho tímido é atribuído à queda no poder de compra e na confiança do consumidor, de acordo com o estudo Scanntech.

Para acessar a análise completa do Radar Scanntech de março de 2023, clique aqui.