Startup de saúde mental aumentou seu portfólio para 130 clientes corporativos por causa da alta procura das empresas para manter a saúde mental de seus colaboradores

De acordo com os dados da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, mais de 576 mil brasileiros foram afastados do trabalho em 2020 devido a transtornos mentais e comportamentais (CID-F). Este número representa uma alta de 26% em relação ao registrado em 2019. Nesse contexto, a Vittude, startup brasileira referência em psicologia online e educação emocional de alta qualidade, registrou um crescimento de 540% de faturamento na pandemia, por causa da alta procura das empresas para manter a saúde mental de seus colaboradores e 120 novos clientes corporativos, dentre eles, o Grupo Boticário.

A ideia de oferecer auxílio psicológico para seus times é assunto em evidência entre os grandes empresários do país. O Grupo Boticário, por exemplo, se tornou cliente Vittude em maio do ano passado e registrou um aumento na adesão de consultas online pelos mais de 20 mil colaboradores e dependentes, após a liberação de duas sessões de terapia online mensais 100% subsidiadas pela empresa, em janeiro de 2021.

“Saúde mental já representa a segunda maior causa de afastamento do trabalho e esse sempre foi o tema mais complexo dentro da área de saúde do Grupo Boticário, principalmente, por ser algo com tanto estigma e preconceito. Mas entendemos que é nosso papel estarmos presentes na vida dos nossos colaboradores não só oferecendo a eles os benefícios comuns, mas também apoio para que cuidem da saúde mental. E a parceria com a Vittude tem nos ajudado nesta missão de cuidar de todos os colaboradores e dependentes com acesso rápido, facilitado e de qualidade à psicoterapia”, destaca Suelen Morais, Gerente de Saúde Integral do Grupo Boticário.

Para Tatiana Pimenta, CEO da Vittude, o Grupo Boticário é um ótimo exemplo que ilustra a eficácia do investimento das empresas em saúde mental. “Eles investiram em uma questão importante no momento mais crítico do mundo. Mostraram que se importam com os colaboradores da sua empresa e estão colhendo os frutos. A Vittude existe para auxiliar também na educação emocional de líderes, eles precisaram e ainda precisam de apoio para conduzir suas equipes”, explica.

A startup atualmente cobre cerca de 450 mil vidas com o Vittude Corporate, vertente que atende exclusivamente empresas de médio a grande porte. “Fomos de 10 clientes corporativos para 130, em um ano. Além do Grupo Boticário, atendemos clientes como  SAP, Sky, Saint-Gobain, Renner, Raia Drogasil, Ri Happy e outras dezenas. Queremos continuar diluindo a ideia da importância dessa questão para todos os cenários corporativos. Algumas áreas, inclusive, precisam mais que outras”, destaca Tatiana.

Os top três setores que mais utilizam Vittude são tecnologia, scale ups e prestação de serviços, seguidos em 4º e 5º por varejo e agências de publicidade. “Dos nossos 130 clientes atuais, 28% são empresas de tecnologia como SAP, Microsoft, Oracle, Keeggo e EISA (Ericsson Inovação)”, comenta Pimenta. 15% são Startups e Scale-ups, empresas de alto crescimento, como RD Station, Olist, Warren, Wildlife, Memed e Clicksign e 12,5% são prestadores de serviços como VR, Alelo, Sodexo, Monte Bravo, Credsystem e Seguros Unimed. “Varejo de moda, beleza e farmácias somam 9% dos nossos clientes, mas representam 90% das vidas cobertas. Aqui estão gigantes como Grupo Boticário, Lojas Renner, Raia Drogasil, Grupo DPSP, Grupo Profarma e Panvel”, finaliza a CEO.