por Pedro Teberga

Estudo “Transformação na Gestão de Pessoas“, da KPMG, revela que 74% das empresas fomentaram no mínimo uma ação pela digitalização e modernização do setor de RH entre abril de 2020 e maio de 2021. O avanço da tecnologia no departamento de recursos humanos trouxe também desafios para não deixar o lado humano de fora dos processos. Para discutir esse cenário, a JobConvo – startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial - realiza na próxima quarta-feira, 22/09, às 19h, Webinar do HR Impact, com o tema “RH Tecnológico e Humanizado”.

Voltado aos profissionais da área, o evento virtual será ministrado pela consultora de carreira Joyce Roberta e terá como convidada Fernanda Medei, CEO e fundadora da empresa Medei, especializada em demissão humanizada. Serão apresentados casos reais, positivos e negativos, de empresas e profissionais que usam a tecnologia no dia a dia do RH, inclusive em situações delicadas como o desligamento, e como isso funciona na prática.

“A tecnologia não deve ser adotada para robotizar ou desumanizar o RH. Ao contrário, quando aplicada de forma estratégica, ela pode tornar os processos do RH mais justos, assertivos e humanos”, destaca Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo. Ele aponta os principais impactos da inteligência artificial no RH e como ela tem transformado o setor.

1.DIMINUIÇÃO DE VIESES E PRECONCEITOS

Inclusão e diversidade são temas em alta no mercado. No entanto, por mais que uma empresa promova esse discurso e tente colocar em prática, recrutadores podem, mesmo que de forma subconsciente, acabar escolhendo candidatos com quem se identifiquem mais. “Com inteligência artificial, esses problemas são reduzidos. Os algoritmos são projetados para não fazerem escolhas com interferências, o que favorece a diversidade e evita exclusões prematuras”, explica o CEO.

2.UTILIZAÇÃO DE CHATBOTS

Chatbots são aquelas famosas caixas de diálogo que aparecem quando abrimos algum site ou página, geralmente perguntando se precisamos de ajuda. Bahia sugere que esse recurso também pode ser útil no RH. “Os colaboradores podem esclarecer dúvidas e ter acesso a informações importantes, como políticas e procedimentos, a qualquer momento e hora, sem depender de outros profissionais para atendê-los”.

3.PEOPLE ANALYTICS

A inteligência artificial contribui para o uso inteligente de dados no RH e sem dúvida esse é um dos pontos mais importantes para o setor. A coleta de dados dos colaboradores e candidatos é vantajosa para acompanhamentos mais precisos e para análises atuais e futuras mais assertivas. “Os insights gerados são importantes para a resolução de problemas e tomadas de decisão, sempre avaliando a raiz de cada questão e estruturando planos de ação mais direcionados”, ressalta o executivo.

4.PREVER DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS

Que gestor não gostaria de saber quando um funcionário está para deixar o cargo na empresa? Bahia lembra que a capacidade preditiva da inteligência artificial pode ser uma aliada para identificar demissões voluntárias. “Os algoritmos são capazes de levantar dados comportamentais durante as últimas semanas ou meses. Pesquisas de clima, avaliação de desempenho, fit cultural, dados de perfil psicométrico, dentre muitas outras ferramentas também contribuem para essa identificação”.

5.REMUNERAÇÕES MAIS JUSTAS

Outro impacto da tecnologia no RH é a possibilidade de oferecer remunerações mais justas, avaliando sempre a equidade. “Com recursos de inteligência artificial, gestores podem avaliar com mais propriedade se os profissionais estão recebendo de acordo com as suas reais competências, sem nenhum tipo de preconceito ou outro fator determinante, como a remuneração anterior”, avalia o CEO.

6.TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Bahia lembra que sistemas inteligentes conseguem captar informações valiosas sobre performance e revelam insights estratégicos sobre as equipes. “Com apoio da tecnologia, é possível mapear pontos fortes e fracos dos colaboradores e identificar com mais precisão aquilo que precisa ser aprimorado e desenvolvido na equipe como um todo e em cada colaborador de forma individual. Isso é bom para as pessoas, pois oportuniza o desenvolvimento pessoal dos profissionais, e também para a organização, pois a capacitação tem impacto direto nos negócios”.

7.RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por fim, mas não menos importante, a tecnologia é uma grande aliada em todo o processo de recrutamento e seleção. “Hoje temos à disposição softwares e ferramentas que agilizam e aprimoram os processos do RH, tornando o setor cada vez mais eficiente e estratégico. E o importante é que essa modernização acontece alinhada às metas estratégicas das empresas, o que favorece o alcance

dos melhores resultados”, finaliza Bahia.

Serviço

Evento: Webinar do Evento HR Impact – RH Tecnológico e Humanizado

Data: 22 de setembro

Horário: 19h

Inscrição: https://bit.ly/3tWYq5B