Para este bate-papo, Helen Toyama convida João Vianney, sócio-consultor da Hoper Educação e diretor dos portais Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.

A pandemia impactou de forma significativa o sistema de educação, e o reflexo disso foi incrementar o crescimento da aderência ao ensino a distância (EAD), que já tinha ultrapassado o ensino presencial em número de calouros no ensino privado mesmo antes da pandemia, em 2019.

Em 2020 o salto foi ainda maior. Na estimativa da Hoper Educação, tivemos entre 60% a 65% de calouros matriculados em cursos por EaD em 2020, contra 35% a 40% nos cursos presenciais. Sem contar que nos cursos presenciais o regime de funcionamento preponderante foi de uma educação híbrida, mesclando atividades presenciais com aulas online.

Essa transformação recente traz ainda o ensino híbrido como tendência. Tudo isso faz parte de um tema que ainda causa muitas dúvidas quanto ao futuro das IES. Então, para esclarecer o assunto, a Persone Educação propõe essa discussão no próximo encontro com sua audiência.

Vai abordar em sua próxima live, dia 10 de junho, às 20h, em seu canal do YouTube (www.persone.com.br/live), o tema “Agora tudo é EAD”, com a presença do diretor dos portais Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem e sócio-consultor da Hoper, que vai explicar os seguintes tópicos:

  • O EAD cresceu? Quanto?
  • Vai se manter ou pós-pandemia tende a cair novamente?
  • Qual é o ticket médio atualmente? Caiu? Quanto?
  • Como se diferenciar e ter uma captação atraente?
  • Quais são as IES benchmarks do segmento e por quê?

“Existe um movimento de migração digital da sociedade e é um engano pensar que "é a hora da EaD" na educação superior, ou de que "chegou a vez do ensino híbrido" na educação básica. A essência da mudança está no comportamento da sociedade como um todo, que está a cada dia mais conectada e integrada com o uso das tecnologias da comunicação digital”, explica João Vianney.

E enfatiza que as universidades que não captarem este movimento e não se reinventarem dentro da migração digital vão ficar desconectadas da sociedade. “A digitalização está em todos os setores. A educação é parte da sociedade e não pode ficar de fora deste movimento. É um caminho sem volta, este do uso intensivo da comunicação digital na vida e no aprendizado. A pandemia apenas acelerou em dez ou vinte anos um processo que estava já se disseminando naturalmente. A pandemia funcionou como um catalizador”.

Uma pesquisa realizada no final de 2020 pela Educa Insights, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), indica que 46% dos alunos têm interesse no EAD para graduação.

“O EAD é uma excelente ferramenta em busca da democratização do ensino, mais flexível e uma opção mais atraente economicamente do que o ensino tradicional presencial”, conta Helen Toyama.

A live, que vai abordar as possibilidades dentro dessa temática, terá duração de até 20 minutos. Durante o bate-papo, os participantes podem enviar suas dúvidas que serão esclarecidas pelo convidado.

Serviço:
Live: Agora tudo é EAD
Quando: 10 de junho
Horário: às 20h
Onde: YouTube www.persone.com.br/live