Primeira iniciativa é o Centro de Excelência de Cloud, focado em inovação e desenvolvimento de soluções integradas de cloud e telecomunicações para diversos segmentos
A Claro, a Embratel e a AWS (Amazon Web Services) anunciam parceria para a geração de novas oportunidades de negócios e para acelerar a adoção de aplicações baseadas em nuvem. Com o acordo, a AWS amplia sua participação na estratégia de inovação e de lançamentos de serviços e produtos da Claro, para aplicações voltadas a consumidores e mercado massivo, e também da Embratel, marca que atende as verticais de Grandes Empresas e Governo.
A primeira iniciativa é a adoção da tecnologia de computação em nuvem da AWS para implementação de um Centro de Excelência de Cloud (Cloud Center of Excellence - CCoE). Este centro de excelência apoia a adoção de soluções em nuvem em diversas iniciativas, segmentos e portfólios da empresa.
Aplicações em nuvem são primordiais na evolução do negócio e dos serviços prestados pela Claro. No mundo móvel, a chegada do 5G potencializa a criação de novas soluções digitais capazes de transformar toda a sociedade e o processamento dessas aplicações em Nuvem Distribuída, também conhecida como Mobile Edge Computing, e será crucial para reduzir latência e possibilitar controle e automação de processos em tempo real.
No segmento residencial, a adoção do streaming, realidade virtual e aumentada e a fragmentação das ofertas de conteúdo leva para a nuvem as redes de distribuição (CDN), abrindo novas oportunidades para a integração de diversos aplicativos e marketplaces, com sistemas de autenticação e pagamento, além da adoção de algoritmos cada vez mais sofisticados de busca e recomendação de conteúdos. As plataformas de vídeo, música e jogos online também migram aceleradamente para a nuvem.
No caso da infraestrutura de rede fixa e móvel, que cada vez mais se baseia em software, a nuvem viabiliza uma arquitetura de serviços convergente e distribuída, transformando-se em plataforma fundamental para a virtualização de elementos e funções de missão crítica para a oferta de conectividade e aplicações de alta performance por parte das operadoras de telecomunicações.
A Claro irá acelerar ainda mais a transformação de seus processos internos, com metodologia ágil no desenvolvimento de novas soluções, como comércio eletrônico, atendimento digital, sistemas de gestão, automatização e produtividade. No segmento de Grandes Empresas e Governo, a Claro também expande sua atuação através da Embratel, cada vez mais reconhecida como integradora e desenvolvedora de soluções completas e customizadas. Juntas, Claro, Embratel e AWS atuam somando suas soluções para potencializar a Internet das Coisas, com arquiteturas baseadas em microsserviços, sempre de forma segura e eficiente, capazes de atender aos mais diversos segmentos.
“A colaboração é inédita no Brasil e focada em um elo transformador na digitalização da nossa sociedade. A Claro vem ampliando sua participação no mercado de nuvem através da Embratel, atendendo a demandas crescentes de serviços. E também operando suas próprias aplicações corporativas cada vez mais nesse ambiente. Com a tecnologia 5G, cada vez mais será necessário o processamento de aplicações de alta performance e baixa latência. Trata-se do momento ideal para fortalecermos a parceria com a AWS e acelerarmos ainda mais em inovação e na geração de novos negócios, para todos os segmentos de atuação da empresa”, afirma Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel, lembrando que a AWS já é um importante parceiro estratégico em inúmeras iniciativas inovadoras de Cloud Computing, especialmente para o segmentos de Grandes Empresas e Governo, e já concedeu certificados de qualificação na área para cerca de 100 profissionais da Claro.
“Esse é um projeto construído a quatro mãos, no qual o time da AWS já capacitou cerca de 350 especialistas da Claro na nossa cultura de nuvem focada em inovação, modelo de engajamento de clientes e desenvolvimento de produtos. Estamos fornecendo nosso know-how e nos aliando a um grande player do mercado, para desenvolver produtos e serviços para acelerar adoção de nuvem para nossos clientes em comum e buscar novas oportunidades de mercado”, comenta Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil.
Com base em squads, equipes multidisciplinares atuam conjuntamente, reunindo profissionais e especialistas da operadora, da AWS e de clientes engajados em cada projeto, com foco em desenvolvimento ágil de soluções customizadas e adequadas a cada vertical ou segmento.
Embratel e AWS vão compartilhar também esforços comerciais e a sinergia das suas forças de vendas, desenvolvimento e suporte. A aposta é apoiar da melhor forma os clientes da Claro e da Embratel, sejam eles de governo ou empresas privadas de todos os portes e segmentos, que também estiverem iniciando ou aprimorando suas jornadas para adoção estratégica de nuvem.
Além do Centro de Excelência de Cloud e da atuação conjunta para acelerar o mercado de aplicações em nuvem, a integração de novas soluções da AWS no portfólio da Claro e da Embratel também deve ocorrer nesse período, como, por exemplo, as ofertas de AWS Outposts e de AWS Wavelength. O AWS Outposts é um serviço gerenciado de computação e armazenamento totalmente configurável construído com hardware projetado pela AWS. Ele permite aos clientes executar computação e armazenamento em nuvem a partir de um Data Center ou instalação on-premises, enquanto se conecta perfeitamente ao resto da ampla gama de serviços da AWS. Já o AWS Wavelength permite a adoção de edge cloud utilizando a infraestrutura da própria AWS, inclusive para suporte de aplicações de terceiros, otimizando tempo de resposta e performance compatíveis com as redes fixas e móveis de última geração.