O Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), que integra empresas de diversos setores e portes em negócios circulares, foi listado no Roadmap de Economia Circular como uma iniciativa necessária à implementação efetiva da economia circular no país, para mudar os padrões de produção e consumo futuros. O documento, elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com o Centro e Rede de Tecnologia Climática (CTCN) da Organização das Nações Unidas (ONU), traz o primeiro mapeamento desenvolvido a nível governamental dos atores-chave na transição para esse novo paradigma econômico, das iniciativas públicas e privadas em andamento e das oportunidades para novos projetos.
Liderado pela organização Exchange 4 Change Brasil, o Hub-EC é o primeiro criado na América Latina para incentivar parcerias entre empresas que desejam transformar suas cadeias produtivas e elaborar soluções escaláveis em conjunto. Empresas como Electrolux, Gerdau, Nespresso, Covestro, Tomra, Plastiweber e Wise estão entre os dezesseis membros.
– O destaque do Hub-EC no Roadmap de Economia Circular do MCTI com o CTCN valida a importância desta iniciativa para a transição circular no Brasil e a significativa contribuição do modelo, que integra todos os atores da cadeia produtiva de forma única e pioneira para o desenvolvimento de negócios circulares de acordo com a realidade brasileira – diz Beatriz Luz, fundadora da Exchange 4 Change Brasil e diretora do Hub-EC.