A NICE Actimaze, uma empresa da NICE (Nasdaq: NICE) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, pela consultoria Quadrant Knowledge Solutions como a melhor fornecedora de triagem de listas de observação, o que permitiu à NICE Actimize obter a maior pontuação nas métricas de Excelência Tecnológica e Impacto do Cliente no ranking SPARK Matrix™.

O relatório fornece análise competitiva e uma classificação de 17 fornecedores de soluções de monitoramento de listas de observação e sanções na forma de sua SPARK Matrix proprietária. O reconhecimento é resultado da oferta de soluções de ponta como a WL-X, que conta com detecção avançada de ocorrências, simulação integrada, solução de dados inteligente, aprimoramento na tecnologia AI/ML e forte arquitetura SaaS.

Para Vaishali Moitra, analista da Quadrant Knowledge Solutions, o WL-X está alinhado com a estratégia da NICE de fornecer integração holística e ciclos de feedback entre soluções para gerenciar riscos. “O WL-X aproveita disposições de triagem anteriores para prevenir ataques futuros de clientes em sanções, PEP e mídia adversa. Esses registros são assimilados pelo modelo de risco CDD-X para monitorar efetivamente a pontuação de risco CDD-X de um cliente com base nas entradas contidas nesses registros de triagem”, afirma.

De acordo com o relatório da Quadrant Knowledge Solutions, dentro do WL-X está a pontuação preditiva orientada por aprendizado de máquina, que analisa disposições históricas de acertos para prever a probabilidade desse  acerto ser, de fato, uma correspondência verdadeira. A análise preditiva pode encaminhar automaticamente ocorrências positivas verdadeiras para investigadores relevantes, além de enviar separadamente falsos positivos previstos para que as organizações determinem como lidar com essas ocorrências, seja uma amostra de auditoria, fechamento automático ou outra ação relevante sem impactar as equipes operacionais. Por meio do aprendizado, a análise preditiva otimiza continuamente a avaliação de acertos, garantindo que os investigadores concentrem seus esforços em questões de maior risco.

“Com o aumento da exposição ao risco associado a ameaças emergentes, as instituições financeiras devem abordar as mudanças nos requisitos de triagem, bem como os requisitos em tempo real para triagem de partes e pagamentos contra um número crescente de fontes de dados, incluindo sanções e listas de pessoas politicamente expostas (PEP)”,  disse Craig Costigan, CEO da NICE Actimize. “Com IA integrada, análises de última geração e acesso a centenas de fontes de dados, o WL-X da NICE Actimize fornece resultados altamente precisos com a flexibilidade para atender aos requisitos de triagem atuais e futuros.”

O documento também afirma que para minimizar acertos falsos positivos e maximizar a identificação de correspondências verdadeiras, a solução NICE Actimize WL-X emprega análises extensas, incluindo correspondência difusa de 7ª geração, ampliada com IA, e algoritmos de edição de distância para dar conta de nomes multiculturais e variações de idioma, possíveis erros de espaçamento, nomes ou apelidos com erros ortográficos. Na triagem de pagamentos, o WL-X rastreia os mais recentes padrões de mensagens de pagamento (ISO20022) e integra recursos avançados de análise de pagamento.

Para ler o relatório Quadrant Knowledge “SPARK Matrix™: Watchlist and Sanctions Monitoring Solution, 2023, Q3” na íntegra, basta acessar o link.

 

Sobre a NICE Actimize

A NICE Actimize é a maior e mais ampla fornecedora de soluções de combate ao crime financeiro e gestão de riscos e conformidade para instituições financeiras regionais e globais, bem como para agências reguladoras governamentais. Consistentemente classificada como número um do setor, a NICE Actimize conta com especialistas que aplicam tecnologia inovadora para proteger as instituições e os ativos dos consumidores e investidores, identificando crimes financeiros, evitando fraudes e assegurando a conformidade regulatória das operações. A empresa oferece soluções de prevenção de fraudes, detecção de lavagem de dinheiro e vigilância comercial em todos os canais disponíveis e em tempo real, que tratam de questões como fraude em pagamentos, crimes cibernéticos, monitoramento de sanções, abuso de mercado, due diligence de clientes e vazamento de informações privilegiadas.