Por: Tatiana Bolívar, Diretora de Vendas de Secure Issuance (Emissão Segura) da HID Global para a América Latina.

O advento da tecnologia especializada a jato de tinta para identificação e personalização de cartões financeiros seguros, possibilitou a abertura de novos mercados e transformou os mercados tradicionais. Nesta oportunidade falaremos de como o jato de tinta UV e a gravação a laser estão proporcionando soluções de personalização mais inteligentes e seguras, para aplicações de alto volume no setor governamental, instituições financeiras, operações corporativas e birôs de serviço.

Preenchendo uma lacuna

As opções atuais de personalização de cartões de identificação e financeiros seguros preenchem uma importante lacuna entre a tecnologia baseada em fita, que não consegue igualar sua qualidade de nitidez de impressão, nem suas vantagens de custos, e as máquinas de grande porte para emissão centralizada que podem ser mais difíceis de implantar, atualizar e manter.

Quando comparada às tecnologias por retransferência ou DTC baseada em fita, a atual nova categoria de personalização de cartões oferece uma qualidade de impressão mais nítida e custos mais reduzidos. Sua tecnologia de cabeça de impressão, tintas especialmente formuladas e técnicas de cura de tinta UV LED, trabalham em conjunto para sedimentar e curar milhares de gotículas de tinta microscópicas nas múltiplas superfícies do cartão, com dimensão e posicionamento ideais, tais como cartões 100% em policarbonato, PVC polido à prensa, compósito (PET/PVC com PVC como camada externa), PVC laminado (para construção de cartões de crédito) e cartões de PVC para impressão a laser. A forte luz ultravioleta possibilita a secagem quase imediata do texto e das imagens, mesmo ao imprimir com resoluções de até 1200 pontos por polegada (DPI). Para uma durabilidade ainda maior, após a aplicação das gotas de tinta colorida, pode ser aplicada também uma tinta transparente em camadas sobre as imagens e o texto. Tudo isso é obtido à um custo por cartão inferior em até 80%, em comparação com as impressoras por retransferência ou DTC, que geram um volume de resíduos e desperdícios consideráveis, utilizando um conjunto completo de painéis de fita para cada série de design de cartões.

Como uma alternativa para as máquinas de emissão centralizada, as novas impressoras a jato de tinta também oferecem um gerenciamento de risco reforçado. A substituição de um único equipamento de grande porte por várias unidades de tipo desktop, proporciona uma redundância para garantir a produtividade de impressão, sem interrupções, mesmo nos casos em que uma das impressoras não estiver funcionando. A implantação e manutenção simplificadas das unidades desktop também possibilitam cortar despesas, assim como a eliminação do desperdício de fitas e geração de resíduos, que aumentam o custo total de propriedade, que é mais elevado para as máquinas de emissão centralizada, nos modelos que utilizam fitas.

Selecionando uma impressora

Diversos e importantes recursos devem ser lembrados, ao se considerar as múltiplas opções para personalização de cartões de identificação e financeiros. Além de avaliar a qualidade de impressão, um dos recursos mais significativos é a arquitetura de sistema modular. A capacidade de adquirir sistemas de impressão e gravação a laser em conjunto ou, como unidades autônomas e separadas, garante que este valor possa ser agregado ao longo do tempo, quando necessário.

Por exemplo, um usuário que necessite de uma personalização de cartões financeiros com maior durabilidade e proteção contra violações, a fim de se preservar contra falsificações e manipulações, pode iniciar com um sistema de gravação a laser. Posteriormente, designs complementares para cartões novos e exclusivos poderão ser criados, por meio da adição de um módulo de tinta UV colorida. Outras opções modulares de alto valor agregado, incluem os alimentadores de entrada e empilhadoras de saída, que podem ser adicionados para escalar a produção conforme necessário, além dos módulos de codificação de cartões para impressão e codificação de credenciais, em aplicações que variam do controle de acesso físico à gestão de tempo e presença. A adição de uma câmera para visualização do sistema também pode fornecer a reprodução da imagem com precisão, necessária para microtextos em impressão e para assegurar o exato registro e posicionamento dos dados de imagem em uma superfície pré-impressa do cartão.

A nova categoria para personalização de cartões preenche a lacuna entre as impressoras desktop menores e as complicadas unidades atuais, à escala de salas. Ao mesmo tempo, elas oferecem importantes vantagens quando comparadas a ambas as alternativas. Os usuários podem agora usufruir da simplicidade das impressoras desktop por retransferência ou DTC, sem absorver os elevados custos de fitas, e obterem um custo total de propriedade mais reduzido, comparativamente com as máquinas de emissão centralizada, beneficiando-se de novas oportunidades para implantar, atualizar e escalar os recursos conforme a evolução das demandas dos negócios.