Ao todo foram analisados cinco segmentos, sendo Higiene, Perfumaria e cosméticos; Moda e acessórios; Marketplaces; Agências de viagem e Turismo e Eletrônicos e eletrodomésticos

Desde 2010, é comemorada no Brasil uma das datas que virou febre para o varejo nacional. A Black Friday se tornou o foco de ações e estratégias digitais para que as lojas consigam aumentar sua recorrência de vendas, perdendo apenas para o Natal.

Após dois anos de pandemia, em todo o mundo, a Black Friday 2021 exigiu dos empreendedores e varejistas ainda mais estudos e criatividade para atrair, reter e engajar o público online. Para servir como um verdadeiro Guia de Benchmarket, a Zeeng, plataforma de monitoramento competitivo no ambiente digital, por meio de uma visão holística das redes sociais, web analytics e conteúdo noticioso, apresenta um estudo completo com a movimentação das principais marcas na Black Friday 2021.

Ao todo foram analisados cinco segmentos, sendo Higiene, Perfumaria e cosméticos; Moda e acessórios; Marketplaces; Agências de viagem e Turismo e Eletrônicos e eletrodomésticos. Segundo a plataforma, Marketplaces lideraram as vendas, com 1.3Mi interações, seguidos por Moda e Acessórios (75.1k interações) e Higiene e Cosméticos (43k).

"Ao analisarmos as movimentações das marcas em 2021, conseguimos apontar tendências que devem se consolidar ao longo do próximo ano. É o caso do Live Commerce, onde há uma forte interação ao vivo com o público e também a força que as comunidades digitais possuem, gerando cada vez mais identificação com as marcas que conseguem trabalhar bem esse recurso", comenta Bruna Aosani, Head of Marketing da Zeeng.

Quando analisados os dados de presença na imprensa nacional, a Black Friday foi destaque em 2785 publicações, com uma média diária de 90 veiculações e os destaques foram as marcas Aliexpress, Xiaomi e Shopee. No ambiente digital, o YouTube se destacou como a principal rede de engajamento sobre o tema (2,87%), seguido por Instagram (0,58%) e Twitter (0,13%).

O estudo completo pode ser acessado aqui