*Raphael Coelho, CEO e fundador da TutorMundi

Raphael Coelho, CEO e fundador da TutorMundi. Foto: Divulgação.

Nos últimos anos, diversas foram as mudanças que aconteceram na sala de aula e no perfil do estudante. Há 20 anos, por exemplo, pouco se falava em tecnologia no ambiente escolar e era quase impossível imaginar que as gerações futuras seriam tão dominantes e dependentes dela [tecnologia], tampouco pensamos que um dia as aulas, na educação básica, aconteceriam através de uma tela de computador. Esse cenário, impulsionado pela pandemia, fomentou mudanças importantes na educação e contribuiu para o crescimento e consolidação de ferramentas funcionais, que servem de apoio tanto para alunos quanto para professores. Uma dessas ferramentas e que será tendência em 2022 e nos próximos anos é a tutoria online e em tempo real.

Ainda pouco difundida no Brasil, a tutoria online vem contribuindo para a digitalização da sala de aula e construção de um ensino mais personalizado, que atenda às dificuldades específicas de cada aluno. É importante frisar que tecnologia para educação ainda é um assunto novo e o Brasil é carente por soluções que atuam no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Esse cenário chama a atenção dos empreendedores mais ávidos por inovação e o país é o ambiente mais oportuno para desenvolver um mundo de oportunidades com potencial de crescimento acelerado.

Se ao redor do mundo é utilizada com frequência e ganhou amplo mercado, por aqui - pelo menos nos últimos dois anos - a tutoria trouxe maior aptidão nas escolas e caiu no gosto dos discentes.

Ao oferecer maior desenvolvimento educacional do estudante, a tutoria permite uma construção de um conhecimento sólido e com menor número de lacunas possível, permitindo que eles resolvam problemas complexos com maior assertividade e eficiência. Outro ponto interessante é que a tutoria os instiga a tirarem suas dúvidas. Com isso, é possível nivelar a evolução escolar de cada um e minimizar a defasagem de aprendizagem entre os alunos ao final do ciclo escolar.

Apesar dos avanços trazidos pela tutoria, é importante ressaltar que nada substituirá o processo de ensino-aprendizado tradicional, mas o auxílio de um tutor para tirar dúvidas tem como premissa apoiar o desenvolvimento dos estudantes fora da sala de aula. Dessa forma, gestores e líderes educacionais conseguem criar sistemas de aprendizagem exclusivos e, ao mesmo tempo, oferecer uma educação personalizada, que respeita o tempo de aprendizagem e entendimento de cada um. Mais do que isso: a ferramenta ajuda o aluno a se adaptar mais rápido ao ambiente escolar e fazer com que suas dificuldades sejam substituídas por uma atenção maior às suas preferências.

Embora ainda haja um grande caminho a percorrer, como investimentos em estrutura tecnológica para a rede pública de ensino, a educação brasileira pouco a pouco está caminhando rumo à evolução de todo o setor. Em um curto espaço de tempo, algumas novidades tecnológicas serão lançadas com intuito de melhorar ainda mais a experiência de professores e alunos na sala de aula.

Por fim, nos próximos anos a tecnologia em sala de aula será cada vez mais presente  e, por ora, a tutoria online está cumprindo seu papel e contribuindo para o processo de transformação digital. Sem sombra de dúvidas, a tutoria online terá papel importante para ajudar no desenvolvimento dos estudantes e continuará trazendo benefícios significativos para todo o sistema educacional brasileiro.

*Raphael Coelho é CEO e fundador do TutorMundi, plataforma de aprendizagem para escolas que conecta alunos do ensino fundamental II e ensino médio a estudantes universitários em tempo integral. Atuou por nove anos como professor de matemática e física.